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    As visões de Marshall e Galbraith sobre a firma e a concorrência : Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro

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    FABIO-DA-SILVA-PAMPUCHE.pdf (5.987Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Pampuche, Fabio da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo das grandes empresas é maximizar seus lucros e sua participação nos mercados que na maior parcela da economia estão organizados na forma de oligopólios. Diante dessa situação a concorrência via preço não é uma estratégia coerente. É através da propaganda que as empresas podem concorrer e buscar seus objetivos sem um movimento de queda nos preços, isso porque estão cientes que os consumidores podem ser persuadidos a comprar seus produtos. A microeconomia tem como principal representante o economista Alfred Marshall que teve como cenário para seus estudos as empresas do final do século XIX na Grã- Bretanha, onde o mercado era composto por um grande número de pequenas empresas que não detinham qualquer poder de mercado e utilizavam a redução do preço de seus produtos como forma principal de concorrência. Diante desta constatação, o objetivo desse trabalho é apresentar a teoria de John Kenneth Galbraith como mais aderente com a atual característica das empresas e dos mercados, por tratar de uma realidade empresarial dominada por grandes corporações que têm o foco da concorrência voltado para a utilização da propaganda. Para apresentar evidências da teoria de Galbraith é realizado o estudo de caso da empresa Red Bull no mercado de bebidas energéticas brasileiro, está empresa possui estabilidade no preço de seu produto e investe maciçamente em propaganda e está inserida em um mercado em que grande parcela dele está sob controle de um pequeno número de participantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78727
    Collections
    • Ciências Econômicas [2148]

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