Currículo de Ciências Contábeis no Ensino Superior de Curitiba : opiniões dos usuários
Resumo
Resumo: O ensino das Ciências Contábeis não tem conseguido acompanhar as freqüentes e estruturais mudanças que ocorrem com extrema agilidade no mundo contemporâneo. A presente dissertação demonstra a inadeqüacidade parcial ou total dos currículos dos cursos superiores de escolas de 39 Grau de Curitiba, face ao desenvolvimento de maiores exigências por parte dos usuários dos serviços contábeis e a maior e mais profunda compreensão do público em relação aos negócios co raunitários, ao processo inflacionário e aos problemas deles decorrentes. O trabalho demonstra, ainda, a defasagem existente entre os currículos instituídos e as necessidades reais de formação do contador diante da freqüente emergência de conglomerados empresariais, do maior número de exigências da legislação, dos pro - blemas quotidianos de oscilação das taxas de câmbio, e final - mente diante da complexidade do universo das Ciências Contábeis que a cada dia se amplia e se diversifica mais e mais, por for ça dos procedimentos eletrônicos da Computação. Ao final, são propostas a universalidade dos currículos, para todas as escolas superiores de Ciências Contábeis, a constdntes atualização desses cursos face âs frequentes mudanças do mundo contábil, e por último, a diversificação curricular no último ano em habilitações profissionais que qualifiquem o contabilista para o exercício de funções específicas, como, por exemplo, a auditoria governamental, a contabilidade rural, a ánálise de investimentos ou a simulação de resultados com vistas â identificação de alternativas para vários cursos de ação. Os resultados da investigação induzem ainda, a reconhecer se como imperativa a inclusão no currículo de Ciências Goíitá - beis de matérias de formação humanística, considerando que o universo contábil é, como o de todas as outras áreas do conhecimento, um universo humano. Abstract: The instruction of "Accounting Science" has not been able to accompany the frequent and structural changes , which occur - with extreme rapidity in today's world. This dissertation demonstrates the parcial, or total ina dequacy of all undergraduate courses of this type administered - in Curitiba when factors such as: (1) a greater demand for those services; (2 ) a greater public awareness of the need of these - services in the public sector; and, (3) the general continual inflationary pattern which carries with it many consequences. It is proposed that there be (1) a universal course for all undergraduate programs that require a course in "Accounting Science", with the constant actualization of this course in view of the frequent changes in the world; (2) The period for the formation of an accountant should be extended from 4 to 5 years; and, (3) the last year should be diversified to develop specific skils that would qualify an accountant in areas such as govern - mental auditor, rural accountant, investment analist and in the simulation of results to identify alternative solution to pro - blems. The results of this investigation also reinforces the need to irelude the humanities in the formation of students who are part of the courses of Accounting Science. The universe of the accountant, as well as the universe of others in their areas of knowledge is - a HUMAN UNIVERSE.
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