• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, segundo a percepção de alunos egressos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - EVELCY MONTEIRO MACHADO.pdf (5.393Mb)
    Data
    1983
    Autor
    Machado, Evelcy Monteiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O momento atual tem se caracterizado pela participação de educadores, alunos, legisladores e elementos da própria comunidade em reflexões, análises e propostas de redefinição do Curso de Pedagogia. A formação de educadores que atendam tanto aos interesses do indivíduo quanto aos da sociedade tem sido um dos temas constantes nos debates. Essa preocupação com o indivíduo e a sociedade representa uma inovação na história do Curso de Pedagogia, marcada por três regulamentações nacionais propostas para atender a todos os contextos. A primeira, em 1939, pela qual todos os cursos recém-criados tiveram que adaptar-se ao chamado "padrão nacional". A segunda, em 1961, que introduziu pequenas modificações no currículo existente e abriu caminho para a introdução da ênfase tecnicista que caracteriza a terceira reforma, de 1968, em vigor. Tendo em vista esses aspectos, a presente pesquisa, que explora um enfoque da realidade sobre o Curso, teve como objetivos: 1) analisar as informações sobre o Curso de Pedagogia e as sugestões de mudanças, segundo a percepção de alunos egressos; 2) levantar dados sobre o mercado de trabalho pedagógico, segundo a percepção de alunos egressos; 3) a partir dessas informações definir hipóteses para pesquisas posteriores. 0 presente estudo constitui-se de uma pesquisa de natureza exploratória, realizada com 24 egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, formados em 1980 e 1981, que por meio de questões estruturadas e não estruturadas forneceram informações, em entrevistas gravadas, para o estudo do problema. A análise dos dados coletados revelou que na percepção dos alunos egressos as mudanças ocorridas no Curso não foram suficientes para solucionar os problemas surgidos desde a sua criação, relevantes para a formação do profissional em Educação. Persiste, assim, a indefinição das funções do pedagogo e do seu mercado de trabalho real e permanece a dicotomia da teoria e prática. Os resultados mostraram também, entre outros aspectos, que a ênfase profissionalizante durante o Curso tem sido insuficiente para desenvolver no aluno um processo pessoal de profissionalização.
     
    Abstract: The present time has been characterized by the participation of educators, students, legislators and elements of the community in reflections on analysis of and proposals for redefining the course of study in Pedagogy. The professional formation of educators who attend to the interests of the individual and to the society has been one of the constant themes in the debates. This concern with the individual and with society represents an innovation in the history of the Pedagogical Course, which has been affected by three national reforms. The first in 1939, established a "national model" which all courses in the various universities adopted. The second, in 1961, introduced small modifications in the existing curriculum and opened the way for the introduction of a technocratic emphasis which was definitively introduced in the third reform in 1968. Taking these facts into account, the present study established as its objectives: 1) to analize the information about the Course of Pedagogy, especially the suggestions for change offered by graduates of the Course; 2) to collect data on the labor market with respect to Pedagogues, again according to the perception of the graduates of the Course; 3) based on this information to formulate hypotheses for future studies. The present study is exploratory in nature. It was conducted with 24 graduates of the Course of Pedagogy of the Federal University of Parana, for the years of 1980 and 1981. Information was obtained through structured and non-structured questionnaires and through taped interviews. An analysis of the data shows that according to the perception of the graduates, the Course did not sufficiently prepare them for solving problems that are related to the professional preparation of personnel in Education. Furthermore, the functions of the Pedagogue in the present labor market remain undefined, thus demonstrating a dichotomy of theory and practice. The results also demonstrate that the professionalizing emphasis of the Course has been insufficient in developing in the student sense of continued professional self improvement.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78577
    Collections
    • Dissertações [1021]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV