dc.contributor.advisor | Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Jimmy Schlettz | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T20:14:43Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T20:14:43Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78434 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª D r .ª Sonia Maria Chaves Haracemiv | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/04/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente investigação desenvolvida tem como objetivo investigar como os princípios da gestão democrática se fazem presentes nas ações cotidianas e nos processos formativos dos coletivos escolares de modo que tragam impactos positivos a comunidade escolar. Para tanto, buscou-se fundamentos teóricos de autores da área educacional que estudam nuances do tema processos formativos permeados pelos princípios da gestão democrática junto aos coletivos escolares, sendo os principais: Freire (1989, 1996, 2001, 2004), Lück (2012, 2013) e Paro (2007, 2010). A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa, com abordagem exploratório-descritiva, e caracteriza-se por pesquisa-ação nas modalidades prospectiva e propositiva (TRIPP, 2005), historiando o que já vem sendo feito, e a bagagem de conhecimento adquirido, subsidia o "que fazer" (FREIRE, 1996). A pesquisa será realizada numa escola da rede pública do município de Piraquara, da qual a pesquisadora esteve coordenadora pedagógica itinerante e desenvolveu o projeto de formação para a comunidade escolar, o qual denominou Prosa Pedagógica, o qual vem se ampliando para outras instituições, como um importante elemento da prática reflexiva. As metodologias incluíram análise de documentos e círculos dialógicos, onde os dados foram analisados, considerando os pressupostos de Aguiar e Ozella (2013), pelos quais as falas dos participantes foram tomadas coletivamente e categorizadas, possibilitando o processo de apreensão das significações constituídas pelos sujeitos, numa perspectiva sócio-histórica. Neste sentido, observou-se a relevância social desta pesquisa, visto que as reflexões e análises contribuíram com elementos importantes para que gestores se comprometam com ações e estabelecimento de políticas que busquem fortalecer a parceria escola e comunidade, pois práticas escolares mais equânimes contribuem na conscientização dos coletivos escolares, e portanto a ampliação do projeto de formação continuada para servidores que atuam nestas instituições, dialogando com os segmentos da comunidade escolar como pais e/ou responsáveis, Conselho Escolar, APPF e outras instâncias comunitárias podem tornar-se um importante elemento de políticas públicas desta natureza. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This investigation carried out in Cognition, Learning and Human Development research from the Graduate Program in Education: Theory and Practice of Teaching at the Federal University of Paraná presents investigate how school management contributes to the formation of school groups by mobilizing the participation of the community, in face of the democratic management principles present in the daily actions and the formative processes of the school groups, so that they affect the community in different segments. To do so, the author sought theoretical foundations from authors in the educational field who study the theme of the formative processes permeated by the principles of democratic management with school collectives, the main ones being: Freire (1989, 1996, 2001, 2004), Lücke (2012, 2013) and Paro (2007, 2010). The research developed is qualitative, with an exploratory-descriptive approach, and is characterized by action research in the prospective and propositional modalities (TRIPP, 2005), history of what has already been done, and the knowledge acquired, subsidizes the "what to do" (FREIRE, 1996). The research will be carried out in a school of the Municipal Secretariat of Education of the Municipality of Piraquara, where the researcher is an itinerant pedagogical coordinator, and thus has been observing the demands of the communities of five schools. However, only the Prosa Pedagógica Project worked in one school. The data will be analyzed on the assumptions of Aguiar and Ozella (2013), in which the speeches of the participants will be taken collectively and categorized, enabling the process of apprehension of the meanings constituted by the subjects, in a socio-historical perspective. The researcher expects this research to raise awareness among school groups, through the expansion of the project for the continued education of public servants who work in these institutions, dialoguing with segments of the school community such as parents or legal guardians, School Council, Parent-Teacher-Staff Association, and other community instances. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação de coletivos escolares e os impactos na comunidade escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |