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dc.contributor.advisorBencostta, Marcus Levy, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorChornobai, Gisele Quadros Ladeirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T20:42:14Z
dc.date.available2022-09-02T20:42:14Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78209
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcus Levy Albino Bencosttapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 145-152pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: História e Historiografia da Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como tema geral a Igreja Católica e a educação feminina e a instituição do Curso Normal em uma escola católica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Para a análise deste tema, privilegiou-se o estudo do primeiro estabelecimento de ensino católico fundado na cidade: o Colégio Sant’Ana das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, estabelecido em Ponta Grossa em 1905. A escolha das décadas de 1940 e 1950 justifica-se por situar-se entre o início do curso normal na instituição e as mudanças decorridas da legislação na década de 1960. O presente trabalho tem por referencial teórico as discussões contemporâneas sobre gênero e educação e cultura escolar. Trabalhos sobre a história eclesiástica também estão sendo utilizados tendo em vista o entendimento do universo católico que se expressa em particularidades locais. Como fontes estão sendo utilizados: crônicas da congregação, documentos eclesiásticos, jornais, depoimentos orais, plantas dos edifícios escolares, fotografias, documentos pessoais e documentos preservados pela congregação. Inicia-se com a análise das influências ultramontanas sobre a educação, tendo em vista o estabelecimento da congregação em Ponta Grossa. Em seguida as discussões centram-se no papel da mulher na romanização da Igreja Católica e nas concepções católicas sobre a educação feminina, destacando-se o início da formação de professoras na cidade de Ponta Grossa, a partir da análise desta formação em nível nacional. Finalmente, são discutidas as influências das concepções católicas na organização da cultura escolar, através da análise das normas, dos uniformes, da arquitetura e da organização do tempo na instituição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The relation between the Catholic Church and female education, and the establishment of a Teacher’s Development Course in a Catholic school in Ponta Grossa, Pr. are the subject matters around which this research was developed. "Colégio Sant’Ana" of the Missionary Sisters of the Holy Spirit, the first catholic school in Ponta Grossa, founded in the year 1905, served as the basis for this research. The decades of 1940 and 1950 were chosen due to the fact that it was between this period that the Teacher’s Development Course at "Colégio Sant’Ana" started and the changes in the legislation - in the 60’s - took place. Contemporary discussions about education, gender and school provide the theoretical basis for this work. Academic articles on ecclesiastical history have also been used because we believe that they are instrumental in shedding light upon the catholic universe that makes itself present in the local peculiarities. Chronicles of the congregation, ecclesiastical documents, newspapers, oral statements, blueprints of school buildings, pictures, personal documents and the documents kept by the congregations were some of the referential sources used.Firstly, we make an analysis of the ultramontanist influences on education having in mind the establishment of the congregation in Ponta Grossa. Secondly, we discuss the role of woman in the "romanization" of the Catholic Church and the catholic conceptions on female education, highlighting the beginning of teachers’ school development in Ponta Grossa starting from an analysis of this development from a national point of view. Finally, the influences of the catholic conceptions on the organizational aspects of the school culture are discussed in the light of an analysis of the rules, school uniforms, architecture and the time organization in the institution.pt_BR
dc.format.extent133 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçao feminina - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçao feminina - Ponta Grossa (PR) - Históriapt_BR
dc.subjectEscolas católicas - Históriapt_BR
dc.subjectIgreja Catolica - Educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIgreja Católica, educação feminina e cultura escolar em Ponta Grossa (Paraná) : a Escola Normal de Sant'Ana (1947-1960)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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