Instituto Politécnico Estadual : o ensino profissionalizante entre práticas e representações
Resumo
Resumo: Tendo em vista a problemática em torno do ensino de 2.° grau/médio, e as pesquisas em história da educação que têm contribuído para a revisão de concepções que reduziram a escola a um dos aparelhos ideológicos do Estado e das classes dominantes, a partir das contradições presentes no cotidiano escolar, elegeu-se para a realização desta pesquisa uma modalidade de ensino, o profissionalizante, e um lugar, o Instituto Politécnico Estadual (IPE). Esta instituição de ensino foi reconhecida oficialmente em 1941 e esteve voltada à preparação de técnicos para o setor secundário até 1996. Os objetivos desta pesquisa são: identificar as representações de professores, alunos e diretores em relação ao ensino profissionalizante ofertado pelo IPE; analisar as implicações de sua condição de "não-lugar", decorrente não só da falta de sede própria, mas também de políticas e de representatividade que significassem certa estabilidade, diante das estratégias adotadas pelo governo no que se refere ao ensino de 2.° grau/médio; e analisar as maneiras de fazer adotadas por professores e alunos no cotidiano escolar, diante das condições existentes, destacando-se os momentos de instabilidade sofridos pela escola. Abstract: We chose the professionalizing education and the State Polytechnic Institute (Instituto Politécnico Estadual - IPE) as the object of our research in view of the problems and daily contradictions involved in High School education and seeing that education historical research has been contributing to review the concepts that reduced school to an ideological apparatus of the State and of the dominant classes. The State Polytechnic Institute was recognized officially as an education institution in 1941 and was addressed to preparing technicians at high school level until 1996. The present research aims at: identifying the way the teachers, students and directory members view IPE professionalizing education; analyzing the implications of the fact this institution does not have its own headquarters, as well as the implications of policies and representations instability due to government strategies for high school education; and analyzing ways to make teachers and students deal with such strategies in their daily school life in view of the existing instable conditions they have faced lately.
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