dc.contributor.advisor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, Felippie Anthonio Fediuk de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T20:11:58Z | |
dc.date.available | 2022-08-25T20:11:58Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78074 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Brito | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/06/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação física sempre se adaptou e se moldou aos anseios e as necessidades relacionadas às práticas corporais, dessa forma pensar a educação física escolar integrada às tecnologias é ressignificar a prática pedagógica em consonância a cibercultura tão presente na vida e rotinas dos professores e dos estudantes. Desta esta forma chegamos a seguinte questão problema para essa pesquisa: Quais são as teorias subjetivas dos professores de Educação Física sobre a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas aulas de Educação Física? Tendo como objetivo geral desta pesquisa é conhecer quais são as teorias subjetivas que os professores de educação física têm a respeito da integração das TDICs nas suas aulas. Neste trabalho nos apoiamos nos seguintes autores Levy (1997), Lemos (2003, 2008, 2010), Daolio (1995), Neira (2018), Coletivo de Autores (1992), Brito e Purificação (2002, 2006). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória de natureza interpretativa que se conecta a teoria subjetiva que é definida como uma opinião a respeito de um fenômeno, análoga à ciência. Para responder o problema e atender o objetivo geral desta pesquisa utilizamos três instrumentos para a coleta de dados. O primeiro um questionário para assim compreender o cenário das TDICs pré-pandemia uma vez que sabíamos que este movimento obrigaria os professores a migrar para o ambiente digital. O questionário foi respondido por 53 professores trazendo-nos dados relacionados a formação destes professores, tempo de atuação na sala de aula, condições de trabalho e acesso à tecnologia. O segundo instrumento de coleta utilizamos um questionário desenvolvido por Krestchmanm (2014), selecionamos 21 questões com o objetivo de levar os professores acerca da sua prática pedagógica, sua relação com as TDICs, seu processo de formação para o uso das tecnologias digitais e sua visão a respeito da relação tecnologias na educação física escolar. As questões foram construídas utilizando-se da escala de Likert, este questionário foi disponibilizado em grupos de relacionamento no Facebook, WhatsApp e por e-mail. Com o fim do prazo de preenchimento obtivemos 43 professores respondentes. Para a análise utilizamos o método de tendência O terceiro instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada que objetivava promover a reflexão dos professores acerca do seu fazer pedagógico e seu ponto de vista sobre a integração das TDIC, foram entrevistados quatro professores. Após a análise dos dados as teorias subjetivas que emergiram são que a diferença de idade não representa maiores dificuldades, mas sim uma maior aderência a prática com as TDICs. A falta de estrutura e acesso prejudica a integração. É necessária uma mudança de mentalidade por parte dos atores educacionais para a integração. O celular é a melhor ferramenta para esta integração. O futuro da educação física é integrado as TDICs. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Physical education has always adapted and shaped itself to the desires and needs related to body practices, in this way, thinking about physical education in schools integrated with technologies is to resignify pedagogical practice in line with cyberculture so present in the lives and routines of teachers and students. In this way, we arrive at the following problem question for this research: What are the subjective theories of Physical Education teachers about the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in Physical Education classes? The general objective of this research is to know which are the subjective theories that physical education teachers have regarding the integration of TDICs in their classes. In this work we rely on the following authors Levy (1997), Lemos (2003, 2008, 2010), Daolio (1995), Neira (2018), Coletivo de Autores (1992), Brito and Purificação (2002, 2006). This is exploratory qualitative research of an interpretive nature that connects to subjective theory that is defined as an opinion about a phenomenon, analogous to science. To answer the problem and meet the general objective of this research, we used three instruments for data collection. The first a questionnaire to understand the scenario of pre-pandemic TDICs since we knew that this movement would force teachers to migrate to the digital environment. The questionnaire was answered by 53 teachers, providing us with data related to the training of these teachers, time in the classroom, working conditions and access to technology. The second collection instrument used a questionnaire developed by Krestchmanm (2014), we selected 21 questions with the aim of leading teachers about their pedagogical practice, their relationship with TDICs, their training process for the use of digital technologies and their vision regarding the relationship between technologies in school physical education. The questions were constructed using the Likert scale. This questionnaire was made available in relationship groups on Facebook, WhatsApp and by email. With the end of the filling period, we obtained 43 responding teachers. For the analysis, we used the trend method. The third instrument for data collection was a semi-structured interview that aimed to promote the reflection of teachers about their pedagogical practice and their point of view on the integration of TDIC, four teachers were interviewed. After analyzing the data, the subjective theories that emerged are that the age difference does not represent greater difficulties, but a greater adherence to the practice with the TDICs. The lack of structure and access hinders integration. A change of mentality on the part of educational actors is necessary for integration. Mobile is the best tool for this integration. The future of physical education is integrated into TDICs. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar na cibercultura : integração das tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |