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dc.contributor.advisorNodari, Alexandre, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Gabriel Lopes Fontanellipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T13:27:14Z
dc.date.available2022-08-24T13:27:14Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78067
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Nodaript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/05/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 112-114pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo em vista algumas considerações de autores ligados à Antropofagia, reivindicando a rapsódia de Mário de Andrade como essencialmente devoradora, este trabalho tem o objetivo de, justamente, investigar o que faz de Macunaíma: o herói sem nenhum caráter uma obra antropofágica, ainda que seu autor negasse (ou, ao menos, deixasse de afirmar) essa classificação. Desse modo, com base em cartas, prefácios, contos, poemas e outros textos, discute-se as considerações de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade e o caminho intelectual percorrido pelos autores, em busca de ressaltar o que os torna únicos em suas ideias e o que os aproxima ideologicamente em relação às manifestações artísticas e sua relação com a cultura popular. Na primeira parte do trabalho, são delimitados pontos de partida: quanto a Mário, estuda-se a relação poliédrica entre o artista erudito e o artista popular e sua matéria-prima, bem como as ideias marioandradianas acerca de originalidade e plágio em arte e cultura; quanto a Oswald, são temas de estudo a vingança antropofágica e a transformação do tabu em totem para chegar a uma arte, finalmente, revolucionária. É, também, objeto de estudo o Manifesto da Poesia Pau-Brasil. A segunda parte do trabalho investiga o que chamamos "jornada antropofágica do herói", desde seu nascimento até o momento em que se torna estrela, discutindo pontos importantes de sua aventura na cidade de São Paulo, pelo Brasil e pela América Latina.pt_BR
dc.description.abstractBecause of some opinions of authors related to the Anthropophagic Movement, claiming Mário de Andrade’s rapsody to be clearly anthropophagic, the objective of this research is to investigate what makes Macunaíma: o herói sem nenhum caráter really anthropophagic, even if its author denied (or, at least, didn’t confirm) this classification. Thereby, based in letters, prefaces to the books, short stories, poems and other texts, Mário de Andrade and Oswald de Andrade’s considerations and the development of their artistic paths are discussed in order to find what makes their works different from each other and what brings them together in terms of cultural manifestations and their relation to popular culture. In the first half of the reasearch, the main discussions are set – as for Mário de Andrade, the relation between the erudite artist and the popular artist, as well as his ideas about originality and plagiarism in arts and culture; as for Oswald de Andrade, the main themes are Anthropophagy as a revenge and as the transformation of the taboo into totem in order to get to a really revolutionary form of art. It is also an object of study the Pau-Brasil Poetry Manifesto. The second half of the research investigates what we call "the anthropophagic path of the hero", from his birth to the day he becomes a star, also discussing other important moments, such as his adventures through the city of São Paulo, Brazil and Latin America.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954pt_BR
dc.subjectAntropofagia na literaturapt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO heroi e os manifestos : uma leitura de Macunaíma, de Mário de Andrade conforme os manifestos oswaldianospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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