Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorVezzani, Iriana Nunespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-05T18:15:14Z
dc.date.available2022-09-05T18:15:14Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78017
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f.357-381pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se propõe a investigar as ideias relacionadas à educação, civilização e modernidade, mediadas pela litografia e pelos discursos dos colaboradores da revista A Galeria Illustrada, que circulou de 20 de novembro de 1888 a 29 de setembro de 1889. O periódico se apresentava aos seus leitores como um veículo do processo civilizatório da capital da Província do Paraná e assumiu a função de operacionalizar a ideia do moderno, "instruindo"seus leitores como agente da cultura e potencializando a relação entre ilustração e educação. Além disso, buscou se estabelecer como veículo mediador na constituição da visualidade e sensibilidade de seus leitores. Narciso Figueras atuou como idealizador, proprietário, editor e ilustrador do periódico que se insere num processo de renovação gráfica da imprensa paranaense, tendo circulado em um período da história do Brasil marcado por manifestações políticas, culturais e debates entre monarquistas e republicanos, intelectuais, artistas, escritores e educadores de diversas áreas. Desta forma, a revista constitui-se como uma fonte na qual é possível se observar como eram elaboradas as mensagens textuais e imagéticas dentro deste veículo de comunicação com a população e como se fazia uso das funções pedagógicas da imprensa ilustrada naquele contexto. Ao partir do princípio de que as imagens são agentes de socialização, é possível tratá-las também como agentes sociais da educação em sua dimensão formal e informal. O referencial teórico de Chartier, Pesavento e Pallares Burke foi importante instrumental para a compreensão das estratégias da revista em se constituir como veículo de civilização e para a reflexão sobre o potencial educativo de seus textos e imagens, situando-os no sistema ao qual estavam conectados, em um tempo e num espaço históricos: seu contexto de produção, seus leitores, seu suporte e materialidade. As teorias de Santaella e Joly sobre leitura da imagem forneceram subsísios para pensar a imagem como leitura possível dentro de suas páginas. Berman nos auxilia a pensar a noção de modernidade abordada pela revista que oscila entre o desejo de mudança e nostalgia da antiguidade. Como fontes foram utilizados jornais e revistas entre 1878 e 1900, documentos oficiais, livros e dicionários do período, fotografias e obras de arte. A Galeria Illustrada é um exemplo das tensões e articulações entre palavra e imagem e também uma chave para a compreensão dos conceitos de educação do período, pois estava imbuída de um propósito civilizatório e na constituição da visualidade e sensibilidade de seus leitores. Sua dimensão educativa e a crença de sua capacidade de instruir a sociedade pela difusão da palavra impressa e das imagens nela contidas, fez com que abordasse os mais diversos assuntos: política e economia, saúde e educação, a organização e eficiência da instrução, artes, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research proposes to investigate ideas related to public education, civilization and modernity, mediated through lithography and the discourses of the contributors to the magazine A Galeria Illustrada, which was published from November 20, 1888 to September 29, 1889. The periodical was presented to its readers as a vehicle of the civilizing process of the capital of the Province of Paraná and took on the function of operationalizing the idea of the modern, "instructing" as an agent of culture, and catalysing the relationship between illustration and education. In addition, the periodical sought to establish itself as a mediating vehicle in the formation of the visual and sensibility of its readers. Narciso Figueras served as the mastermind, owner, editor, and illustrator of the periodical that was part of a process of graphical renewal in the Press in Parana, and circulated in a period of Brazilian history marked by political and cultural demonstrations and debates between monarchists, republicans, intellectuals, artists and educators of various areas. The magazine thus constitutes a source in which one may observe how textual and image-based messages were elaborated in this vehicle for communicating with the population, and how the magazine made use of the illustrated press's pedagogic functions in that context. Based on the principle that images are agents of socialization, it is also possible to treat them as social agents of education in formal and informal dimensions. The theoretical framework of Chartier, Pesavento and Pallares Burke constituted an important tool for understanding the strategies of the magazine as a vehicle of civilization, and for reflecting on the educational potential of its texts and images, situating them in the system to which they were connected, in historical time and space: the context in which it was produced, who it was that contemplated them, their supporters and its substance. Santaella's and Joly's theories about image reading were the basis for considering the image as possible reading within the pages of the magazine. Berman helps us ponder the notion of modernity addressed by the magazine, which oscillates between the desire for change and nostalgia for the past. Between 1878 and 1900, common sources were newspapers and magazines, official documents, books and current dictionaries, photos and art. The Galeria Illustrada is an example of the tensions and links between word and image, and is also a key for understanding the period's educational concepts, as it was infused with a civilizing purpose and had a role in developing its readers' visuality and sensibility. Its educational dimension, and the belief in its capacity to instruct society through spreading the printed word and the images contained therein led it to address a wide range of subjects: politics and economics, health and education, the organization and efficiency of instruction, and the arts, among others.pt_BR
dc.format.extent393 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectCivilização - Históriapt_BR
dc.subjectImprensa - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectLitografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples