dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Bindo, Milena Soares, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Amano, Erika, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T16:17:46Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T16:17:46Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77734 | |
dc.description | Orientadora: Patrícia Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Erika Amano | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ainda hoje o Ensino de Botânica apresenta diversas fragilidades, principalmente por consequência da cegueira botânica, presente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A consequência disso envolve docentes e discentes com pouco interesse na área da botânica e um distanciamento cada vez maior entre ser humano e natureza, os quais vêm se intensificando cada vez mais em decorrência da crise ambiental. Nesse cenário, a Educação Ambiental se torna uma importante possibilidade para se problematizar e trabalhar essas fragilidades, principalmente a partir de abordagens que privilegiem perspectivas críticas e emancipatórias, capazes de incentivarem o pensamento reflexivo dos estudantes e as mudanças de comportamento. Em vista disso, este trabalho se volta à construção de uma proposta didática que articule uma subárea do conhecimento das Ciências Biológicas, a Botânica, à Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, de forma transversal. Nesse sentido, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, de forma a tentar identificar como o tema deste estudo está sendo trabalhado na educação. Assim, foi desenvolvido um caminho teórico, a partir das relações entre meio ambiente e educação, tomando-se por base referenciais e proposições acerca da temática central deste TCC. A identificação de lacunas denunciadas nesse levantamento inicial foi fundamental para a construção de uma proposta didática - buscando suprir tais ausências, além de trazer um diferencial com relação ao que já vem sendo desenvolvido. Essa proposta tem como público-alvo estudantes do 2° do Ensino Médio e seu tema principal envolve o ciclo das Angiospermas e a Polinização. A proposta tem como base 3 abordagens teórico-metodológicas: os Momentos Pedagógicos, a Aprendizagem Significativa e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Como intencionalidade didática, há expectativa de que haja produção de efeitos relacionados à ampliação de horizontes sobre o tema e desafios relacionados a se pensar em formas diferentes de trabalhar o conteúdo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Proposta de aproximação dos conteúdos de botânica com a educação ambiental crítica e emancipatória : um olhar para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |