dc.contributor.advisor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pacheco, Jhonathan de Oliveira, 1991- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T16:13:24Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T16:13:24Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77733 | |
dc.description | Orientador: Leandro Siqueira Palcha. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A evolução é o conjunto de processo que leva a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, o acúmulo dessas modificações pode dar origem a novas espécies, assim como extinguir outras já existentes. Devido à alta complexidade do tema, aliado ao fato que está frequentemente associado a memorização de conceitos que envolvem até mesmo outras áreas do conhecimento, é comum observar um certo distanciamento por parte dos estudantes. Por esse motivo, faz-se necessário a utilização de práticas educativas que contribuam de forma significativa para a conexão dos alunos com os conteúdos que se relacionam a Evolução Biológica. Os jogos são excelentes ferramentas didáticas, pois remetem ao lúdico, proporcionando um ambiente mais estimulante e prazeroso e menos estressante, assim as contribuições dos jogos na vertente educacional são notavelmente expressivas, por tratarem de um facilitador no processo de aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um jogo didático sobre a temática de Evolução Biológica para os anos finais do Ensino Fundamental, exigindo para isso objetivos mais específicos como: i) investigar a pertinência dos jogos como ferramenta didática e sua contribuição para construção do conhecimento; ii) confeccionar um jogo de tabuleiro, envolvendo conceitos/processos relacionados a evolução biológica; iii) apontar possíveis abordagens e impactos que relacionem a utilização deste jogo para o ensino de evolução biológica; Em termos metodológicos, o jogo de tabuleiro intitulado "EVODECK" é composto por cartas instantâneas, cartas de benefício, cartas de prejuízo, manual/regras e uma ficha de avaliação fundamentada por pesquisas na área de jogos didáticos, esses elementos foram fundamentais para a confecção e inserção do jogo em uma sequência didática. Por meio dessas pesquisas, compreende-se que o jogo elaborado neste trabalho se assemelha a outras propostas didáticas voltadas para o ensino de Evolução Biológica, pois representa uma forma alternativa e fora do tradicional ao ensino de Biologia. Em consequência dessa pesquisa, conclui-se que os jogos didáticos contribuem ativamente para um aprendizado significativo sobre a Evolução Biológica. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evolução (Biologia) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | Evodeck : proposta de jogo de tabuleiro sobre evolução biológica para os anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |