A importância de se falar sobre diversidade nas aulas de biologia : como o silenciamento das escolas afeta os jovens LGBT
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Data
2021Autor
Silva, Allana Kiara Peretti da, 1999-
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Resumo : Este trabalho propõe que há uma necessidade urgente de mudanças no modelo de educação sexual que atualmente pode ser observado nas escolas durante o ensino médio, incluindo questões acerca da diversidade LGBTQIA+, de forma a amparar os estudantes que fazem parte dessa comunidade, e desconstruir o modelo de ensino que impõe fortemente um padrão cis heteronormativo. O referencial curricular de biologia para ensino médio no paraná nos mostra como as escolas ainda trabalham com um modelo de educação sexual bastante obsoleto, que tenta impedir que os adolescentes tenham relações sexuais por meio do medo, seja de uma gravidez indesejada ou de ISTs, e perpetua a ideia de que existem apenas corpos cis e a única forma de se relacionar sexualmente é com alguém do sexo oposto. Esse silenciamento escolar acerca da diversidade afeta de várias formas negativas os adolescentes LGBT, e contribuem na formação de cidadãos homofóbicos e preconceituosos – fatores que são demonstrados pelo relato de cinco jovens LGBTQIA+ acerca da sua experiência escolar no ensino médio. Além disso, o crescente contato que os adolescentes vêm tendo com essa temática pelas mais diversas mídias reforçam a necessidade de que esses estudantes tenham acesso à informação de forma correta e de didática, adequadas à sua idade, sem ficar à mercê da internet – que pode ser muito nociva e inadequada.
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