Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorVeiga, Gisele Tatiane Soares da, 1998-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T14:05:18Z
dc.date.available2022-08-10T14:05:18Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77666
dc.descriptionOrientador: Leandro Siqueira Palcha.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino de Ciências e Biologia é fundamental para a formação de sujeitos letrados cientificamente. No entanto, pode-se dizer que um dos maiores entraves reside na utilização apenas de metodologias tradicionais/expositivas, pelas quais os conteúdos são apresentados de maneira desestimulante a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, contribui para o afastamento da sociedade do conhecimento científico. Entre as áreas mais afetadas por essa forma de ensino está a Genética, na qual o enfoque é dado aos conteúdos clássicos e pouco se discute sobre os avanços científicos mais atuais, como as áreas da Biotecnologia. As metodologias ativas são estratégias de ensino que visam promover o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, contribuindo para um ensino ativo, atrativo, instigante e motivador. Entre as possíveis abordagens o enfoque CTS pode promover o letramento científico e a formação para a cidadania ao possibilitar a compressão da dimensão social da ciência e da tecnologia de modo contextualizado com a realidade global. No entanto, para que de fato contribuam com o processo de ensino-aprendizagem, os conteúdos devem ser bem planejados, organizados e revisados. Para isso, as Sequências Didáticas (SD) são ferramentas educacionais fundamentais que podem superar o ensino tradicional ao proporcionar uma estratégia de ensino mais instigadora. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática para o ensino de Biotecnologia, com ênfase nos conteúdos de genética, utilizando metodologias ativas em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a fim de contribuir para/com o letramento científico. Para isso, a SD foi planejada e elaborada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos, contemplando: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento; de modo a integrar os conteúdos com a abordagem CTS. Foram desenvolvidas oito aulas para o ensino médio sobre a biotecnologia; seus fundamentos genéticos; suas principais aplicações e contribuições nas áreas da saúde, indústria e meio ambiente; e suas implicações éticas e sociais. Por fim, após ser validada, a SD foi analisada quanto as suas contribuições para o letramento científico. Nesta perspectiva, a sequência possibilita a compreensão de conceitos científicos e tecnológicos de modo a oportunizar a aplicação desse conhecimento no cotidiano e na resolução de problemas sociais. Dessa maneira, espera-se fornecer um material didático que possa auxiliar no processo educativo, contribuir para o letramento científico, promover um ensino de qualidade e uma aprendizagem ativa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiotecnologiapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleA proposição de uma sequência didática sobre biotecnologia para o ensino médio : interfaces para o letramento científicopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples