dc.contributor.advisor | Roxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Lucas Trevisan França de, 1996- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Rafael de, 1996- | pt_BR |
dc.contributor.other | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T12:39:02Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T12:39:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77644 | |
dc.description | Orientadora: Valéria Maria M. Sperandio Roxo | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Patrícia Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ensino das Ciências têm sido um desafio para educadores na atualidade. O desenvolvimento de metodologias e estratégias é fundamental para a consolidação do processo ensino-aprendizagem, uma vez que a temática é tratada de forma fragmentada e descontextualizada com a realidade dos estudantes. A ciência tradicional é ensinada de maneira técnica com aspectos de racionalidade lógica e seguindo o rigor proposto pelo método científico, tendo pouca flexibilidade no momento de aprendizagem. Consequentemente há somente uma transmissão e memorização dos conteúdos sem um significado para o educando. Uma das possíveis formas de superar este problema é pelo uso de modelos didáticos como estratégias de ensino. Modelos auxiliam na sistematização e simplificação de realidades complexas, permitindo que os estudantes consigam elucidar processos que requerem alta capacidade de abstração. Sendo assim, o presente estudo descreve a confecção de um modelo didático sobre as leis de Mendel, o qual é composto por ratos de Biscuit com características fenotípicas visualmente perceptíveis e seus cromossomos, os quais são utilizados para simular o processo de segregação e recombinação durante a meiose. O modelo didático elaborado permitiu testar empiricamente quais os possíveis fenótipos herdados pelas gerações conseguintes e a razão pela qual as leis de Mendel apresentam proporções genotípicas e fenotípicas teoricamente estabelecidas. Como forma de validar e verificar a eficiência do uso do modelo desenvolvido, foi realizada uma pesquisa de caráter etnográfico aplicado à educação, com turmas de ensino superior da instituição, na qual o estudo foi desenvolvido. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Didatica | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Mendel, Lei de | pt_BR |
dc.title | Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |