dc.contributor.advisor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fabielle Pereira dos, 1994- | pt_BR |
dc.contributor.author | Twardowschy, Manuela Catharina, 1993- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T12:07:24Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T12:07:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77642 | |
dc.description | Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Para cumprir sua função social a escola tem por papel não somente transmitir conhecimentos aos alunos, mas criar possibilidades para a sua própria produção para que possa formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. O tema letramento, ainda recente no contexto brasileiro, nem sempre vem sendo incluído e compreendido com clareza pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, responsáveis por auxiliar as crianças ao longo do caminho da aprendizagem da leitura e da escrita. Sabe-se que para se planejar uma proposta de letramento é necessário, primeiramente, compreender sua conceituação. Para tanto, apresenta-se um estudo qualitativo realizado a partir da implementação de uma sequência didática para o 3o ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo observar o letramento científico dentro da temática alimentação ao verificar na produção textual a capacidade e o desenvolvimento dos alunos em mobilizar o conhecimento após leitura literária, bem como analisar essa escrita e a habilidade dos alunos na construção de sentidos próprios. A sequência foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos trabalhassem ativamente no processo de construção do seu conhecimento sobre o mundo. Tece-se relações entre a Análise de Discurso e o processo de Alfabetização Científica para analisar, nos textos de 5 estudantes selecionados, as construções de sentido próprio procurando encontrar indicadores que mostrem se a Alfabetização Científica está começando a acontecer. Os resultados apontam a preponderância de um letramento científico rudimentar no primeiro texto produzido pelos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |