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dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fabielle Pereira dos, 1994-pt_BR
dc.contributor.authorTwardowschy, Manuela Catharina, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T12:07:24Z
dc.date.available2022-08-11T12:07:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77642
dc.descriptionOrientadora: Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Para cumprir sua função social a escola tem por papel não somente transmitir conhecimentos aos alunos, mas criar possibilidades para a sua própria produção para que possa formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. O tema letramento, ainda recente no contexto brasileiro, nem sempre vem sendo incluído e compreendido com clareza pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, responsáveis por auxiliar as crianças ao longo do caminho da aprendizagem da leitura e da escrita. Sabe-se que para se planejar uma proposta de letramento é necessário, primeiramente, compreender sua conceituação. Para tanto, apresenta-se um estudo qualitativo realizado a partir da implementação de uma sequência didática para o 3o ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo observar o letramento científico dentro da temática alimentação ao verificar na produção textual a capacidade e o desenvolvimento dos alunos em mobilizar o conhecimento após leitura literária, bem como analisar essa escrita e a habilidade dos alunos na construção de sentidos próprios. A sequência foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos trabalhassem ativamente no processo de construção do seu conhecimento sobre o mundo. Tece-se relações entre a Análise de Discurso e o processo de Alfabetização Científica para analisar, nos textos de 5 estudantes selecionados, as construções de sentido próprio procurando encontrar indicadores que mostrem se a Alfabetização Científica está começando a acontecer. Os resultados apontam a preponderância de um letramento científico rudimentar no primeiro texto produzido pelos alunos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleArticulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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