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    Perfil dos docentes com licenciatura em ciências biológicas no sul do país

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    BRUNA WUILLEUMIER SALEMME, PAULA GIOVANNA CIAPPARINI.pdf (322.1Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Salemme, Bruna Wuilleumier, 1995-
    Ciapparini, Paula Giovanna, 1996-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A área de atuação e condições de trabalho dos profissionais do magistério tem sido estudada por muitos pesquisadores. A questão docente precisa ser discutida a luz da normatização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) na qual estão definidas algumas regras para a questão da atuação docente, bem como de sua condição de trabalho, exigindo como formação mínima a licenciatura para atuação na educação básica, exigência de ingresso por concurso público de provas e títulos, valorização profissional por meio de planos de carreira e salários, etc. Atualmente a prática em docência não é vista com atratividade para os alunos das licenciatura, e aqueles que estão dentro deste mercado, em sua maioria, assumem exercer tal profissão por amor, visto que as dificuldades enfrentadas diariamente são um tanto desmotivadoras. O objetivo deste estudo foi apresentar um perfil dos professores da educação básica com formação exclusiva em ciências biológicas, que atuam no ensino médio. Buscou-se descrever em um quadro geral, as características desses professores na região sul do Brasil. A análise teve como base os dados do Censo da Educação Básica do ano de 2017 da região sul, especialmente o arquivo referente aos profissionais do magistério, com foco nos professores em regência de classe e que são formados em ciências biológicas, a partir dos quais se descreveram as características dos docentes, identificando aspectos importantes sobre os professores e suas relações com o trabalho para melhor compreensão da realidade desses profissionais. Por fim, a partir da análise dos dados, foi demonstrado uma prevalência de mulheres na docência no sul do Brasil, sendo predominantemente brancas. A grande maioria dos professores pertencem à rede pública estadual, sendo esses, também, os que possuem maior número de turmas. Além disso, há uma grande diferença no número máximo de turmas dos professores com contrato temporário daqueles concursados, sendo o número dos primeiros muito maior do que dos segundos; isso evidencia muito sobre as condições de trabalho encontradas por esses profissionais. E por fim, em sua maioria, os professores formados em ciências biológicas ministram aulas de biologia, mesmo que uma parcela considerável deles ministrem aulas de outras matérias como linguagens, matemática e ciências da natureza.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77641
    Collections
    • Licenciatura [225]

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