"On-line até atingir a meta" : percepções do trabalho dos(as) motoristas de aplicativo
Resumo
Resumo: O fenômeno do trabalho por aplicativo se espraia pela atual sociedade capitalista e proporciona inúmeras e desafiadoras consequências. Entendê-lo tornou-se imprescindível diante do rumo que se pretende tomar enquanto sociedade e enquanto classe trabalhadora. Com o objetivo de compreender a experiência de mulheres e homens no papel motoristas intermediados por aplicativos, esta dissertação analisa as percepções, anseios e perspectivas associadas a esse tipo de trabalho no Distrito Federal, valendo-se de uma abordagem que relaciona as trajetórias de vida e ocupacionais. A partir de entrevistas com trabalhadoras e trabalhadores de aplicativos de mobilidade urbana, a pesquisa objetivou apreender as trajetórias de vida e ocupacional das pessoas entrevistadas e captar as percepções sobre a ocupação. Buscou compreender, também, as estratégias utilizadas pelos(as) motoristas no dia a dia da ocupação, assim como, captar as perspectivas dos(as) entrevistados em relação aos aplicativos, ao mercado de trabalho e à vida pessoal. Resultou da pesquisa a compreensão sobre o universo dos motoristas, a partir da visão dos sujeitos, que põe o trabalho por aplicativo em outra perspectiva, ou seja, para além dos signos que pretendem caracterizar a profissão, por exemplo, o signo da precariedade, elementos mais afeitos às estratégias de vida no trabalho, alternativas ao mercado de trabalho e perspectivas profissionais e pessoais emergiram dos relatos. Abstract: The phenomenon of work by application spreads across the current capitalist society and provides numerous and challenging consequences. Understanding this phenomenon has become essential in view of the course that is intended to be taken, as a society and as a working class. In order to understand the experience of women and men as drivers by application, this dissertation analyzes the perceptions, desires and perspectives associated with this type of work in the Distrito Federal, using an approach that relates life and occupational trajectories. Based on interviews with workers in urban mobility applications, the research aimed at the life and occupational trajectories of the people interviewed and capturing perceptions about the occupation. It also sought to understand the strategies used by drivers in the dayto- day of the occupation, as well as to capture the perspectives of the interviewees in relation to applications, the job market and in relation to personal life. The research resulted in an understanding of the universe of drivers from the point of view of the subjects who put work by application in another perspective, that is, beyond the signs that intend to characterize the profession, for example, precariousness, elements more used to the strategies of life at work, alternatives to the job market and professional and personal perspectives emerged from the reports.
Collections
- Dissertações [423]