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    Movimentos de des(re)territorialização das poéticas de Gustavo Caboco : um estudo sobre a literatura indígena brasileira contemporânea

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    R - D - THIAGO ALEXANDRE CORREA.pdf (76.35Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Correa, Thiago Alexandre, 1991-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os movimentos de des(re)territorialização manifestados nos processos criativos do multiartista indígena contemporâneo, Gustavo Caboco, em especial na obra Baaraz Kawau (2019). Tendo como provocação a interrogação de Juão Nyn, artista que também se expressa em várias linguagens artísticas, de que não há como demarcar territórios físicos sem demarcar imaginários, teremos como percurso um breve panorama da atuação do Movimento Indígena Brasileiro e de sua incontornável importância para a eclosão da Literatura Indígena, que passa a ocupar o mercado editorial na década de 1990 no Brasil. Em seguida, buscaremos argumentar sobre os principais caminhos, reivindicações e características desse movimento literário. De modo a amparar nossas investigações, pretendemos observar de que maneira as concepções de Terra e de territórios são lidas nos contextos das sociedades indígenas e de que modo a Terra se configura como elemento indispensável para expressão das culturas e existências dos povos originários. Ademais, a Terra é um simbólico elemento recorrente nas poéticas de Gustavo Caboco, cuja pesquisa de investigação e criação sobre suas identidades indígenas são nomeadas de "o retorno à terra". Considerando que este conceito apresenta uma vasta rede de leituras e significações, nos deteremos em especial aos aspectos processuais e relacionais, de modo a interpretar de que maneira o artista se des(re)territorializa em Caboco-território, e sobre como isso se manifesta em suas jornadas pessoais e em sua atuação criativa. Por fim, buscaremos sintetizar como se refletem as considerações tecidas ao longo de nossa investigação no livro Baaraz Kawau (2019), tentando mapear os desdobramentos resultantes desta publicação para o entendimento, fortalecimento e atualização das memórias e identidades indígenas do autor.
     
    Resumen: EI presente trabajo tiene como objetivo analizar los movimientos de des(re)territorialización manifestados en los procesos creativos dei multiartista indígena contemporáneo, Gustavo Caboco, especialmente en la obra Baaraz Kawau (2019). Teniendo como provocación la indagación dei Juão Nyn, artista que también se expresa en varios lenguajes artísticos, de que no hay manera de demarcar territorios físicos sin demarcar los imaginarias, tendremos como ruta un breve panorama acerca de la actuación dei Movimiento Indígena Brasilefío y su indispensable importancia para la aparición de la Literatura Indígena, que comienza a ocupar el mercado editorial en la década de 1990 en Brasil. A continuación, buscaremos argumentar sobre los principales caminos, reivindicaciones y características de este movimiento literario. Para apoyar nuestras investigaciones, nos proponemos observar cómo se leen los conceptos de Tierra y territorios en los contextos de las sociedades indígenas y cómo la Tierra se configura como un elemento indispensable para la expresión de las culturas y existencias de los pueblos originarias. Además, la Tierra es un elemento simbólico recurrente en la obra creativa de Gustavo Caboco, cuya búsqueda y construcción de sus identidades indígenas se denomina "el regreso a la tierra". Considerando que este concepto presenta una vasta red de lecturas y significados, nos centraremos en particular en los aspectos relacionales, con el fin de interpretar cómo el artista se des(re)territorializa en el Caboco-territorio, y cómo esto se manifiesta en sus recorridos personales y en sus procesos creativos. Finalmente, buscaremos sintetizar cómo se reflejan las consideraciones tejidas a lo largo de nuestra investigación en el libro Baaraz Kawau (2019), tratando de mapear los desarrollos derivados de esta publicación para la comprensión, fortalecimiento y actualización de las memorias e identidades indígenas dei autor.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77364
    Collections
    • Dissertações [423]

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