A economia comportamental como aliada na vacinação contra a covid-19 no Brasil
Resumo
Resumo : O objetivo deste trabalho é buscar compreender através da perspectiva da economia comportamental os mecanismos psicológicos por detrás do comportamento antivacina referente a vacina contra a Covid-19 e principalmente, levantar possíveis caminhos para incentivar a vacinação contra o novo coronavírus. A economia comportamental permite analisar de forma diferente o comportamento antivacina que se contrapõe aos resultados positivos obtidos pela vacinação historicamente, ao associar o tema a conceitos da área, tais como: racionalidade limitada, heurísticas, vieses e nudges. Não há uma única solução capaz de acabar com o movimento antivacina, visto que ele existe desde a primeira vacina, no entanto, no caso da vacina do coronavírus, com o auxílio da economia comportamental, neste trabalho, foi possível identificar alguns pontos que podem ser importantes na identificação desses comportamentos antivacinais, e principalmente, apontar também algumas sugestões como incentivo ao ato de se vacinar que essa área de estudo nos permite identificar. Conclui-se, portanto, que as tendências psicológicas e comportamentais podem servir para a compreensão de aspectos influentes nesse movimento antivacina e também no auxílio de maneiras de incentivar a vacinação contra a Covid-19. Logo, é importante termos estudos mais aprofundados da área, que nos permitam utilizar da maneira mais eficaz as ferramentas que a economia comportamental disponibiliza.
Collections
- Ciências Econômicas [2145]