Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEggensperger, Klaus, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorCim, Isabela, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T18:23:11Z
dc.date.available2022-08-04T18:23:11Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76908
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Klaus Wilhelm Friedrich Eggenspergerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é uma proposta de leitura de cinco contos de Silvina Ocampo em sua coletânea de textos A Fúria e outros contos, seu primeiro trabalho traduzido e publicado no Brasil, tendo como objetivo principal pensar e analisar criticamente a estratégia (neo)fantástica na escrita da autora. Assim, para que seja possível cumprir com tal objetivo, a primeira etapa consiste em caracterizar o gênero fantástico a partir do que Roas (2014) e Bozzetto (2001) qualificam como um problema de linguagem enquanto fundamento do fantástico contemporâneo, assim como seu diálogo constante com a irrepresentabilidade da alteridade. A definição do (neo)fantástico feita por Alazraki também foi cara ao trabalho. Após uma primeira etapa de alicerce conceitual, a pesquisa se debruça diretamente sobre a obra de Silvina Ocampo, explorando o contexto em que tornou-se escritora e sua escrita propriamente dita. Assim, a leitura feita dos contos de A Fúria considera as intersecções com a perspectiva transgressora do (neo)fantástico, especialmente em seu trato da linguagem, no qual a exageração e o absurdo estão a serviço de uma experiência do insólito. A tomada de conceituações psicanalíticas, como é o caso do unheimlich freudiano, é a base para uma inerdisciplinaridade que não extingue as questões de análise literária, mas pelo contrário, propõe novos olhares e possibilidades de singificação. Com a leitura crítica da bibliografia acerca do trabalho de Silvina Ocampo, somada às considerações teóricas a partir de propostas conceituais psicanalíticas e de teoria literária, fez-se possível pensar o texto ocampiano a partir de temas fundamentais, como o feminino, a religiosidade, os atravessamentos sociais e de classe, traduzido nas relações afetivas com objetos inventariados. Para os fins pretendidos, a base bibliográfica da pesquisa é composta majoritariamente por textos de estudiosos de Silvina Ocampo, como Sylvia Molloy e Mariana Enriquez; textos de teóricos da psicanálise, como Freud, Lacan e Maria Rita Kehl; e teóricos do fantástico, como David Roas, Roger Bozzetto e Jaime Alazraki. Apesar da grande quantidade de textos teóricos, a coletânea A Fúria e outros contos é, do começo ao fim, o principal objeto e razão de ser desta dissertação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work proposes a reading of five short stories by Silvina Ocampo in her collection of texts A Fúria e outros contos, her first work translated and published in Brazil, having as main goal to think and critically analyze the (neo)fantastic strategy in the author’s writing. Thus, in order to achieve this goal, the first step consists in characterizing the fantastic genre from what Roas (2014) and Bozzetto (2001) qualify as a language problem as the foundation of the contemporary fantastic, as well as its constant dialogue with the unrepresentability of otherness. Alazraki's definition of the (neo)fantastic was also significant to this work. After a first stage of conceptual foundation, the research focuses directly on the work of Silvina Ocampo, exploring the context in which she became a writer and her writing itself. The reading of the short stories extracted from of A Fúria considers the intersections with the transgressive perspective of the (neo)fantastic, especially in its treatment of language, in which exaggeration and absurdity are at the service of an experience of the unusual. The use of psychoanalytic concepts, as is the case of the Freudian unheimlich, is the basis for an interdisciplinary approach that does not extinguish questions of literary analysis, but on the contrary, proposes new perspectives and possibilities of meaning. With the critical reading of the bibliography about Silvina Ocampo's work, added to theoretical considerations from psychoanalytic conceptual ideas and literary theory, it was possible to think about the Ocampian text considering fundamental themes, such as the feminine, religiosity, social and class issues, translated into the meaningful relationships with maintained with inventoried objects. For the intended purposes, the bibliographic base of the research is mainly composed of texts by Silvina Ocampo scholars, such as Sylvia Molloy and Mariana Enriquez; texts by psychoanalysis theorists, such as Freud, Lacan and Maria Rita Kehl; and fantastic literature theorists such as David Roas, Roger Bozzetto and Jaime Alazraki. Despite the large amount of theoretical texts, the collection A Fúria e outros contos is, from beginning to end, the main object and reason for being of this dissertation.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El presente trabajo es una propuesta de lectura de cinco cuentos de Silvina Ocampo de su colección de textos La furia y otros cuentos, su primera obra traducida y publicada en Brasil, teniendo como principal objetivo pensar y analizar críticamente la estrategia (neo)fantástica en escrito de la autora. Así, para lograr este objetivo, el primer paso consistió en caracterizar el género fantástico a partir de lo que Roas (2014) y Bozzetto (2001) califican como un problema de lenguaje como fundamento de lo fantástico contemporáneo, así como su diálogo constante con la irrepresentabilidad de la alteridad. La definición de Alazraki de lo (neo)fantástico también fue fundamental para el trabajo. Después de una primera etapa de fundamentación conceptual, la investigación se centró directamente en la obra de Silvina Ocampo, explorando el contexto en el que se convirtió en escritora y su escritura como tal. Así, la lectura realizada de los cuentos de La furia consideró las intersecciones con la perspectiva transgresora del (neo)fantástico, especialmente en su tratamiento del lenguaje, en el que la exageración y el absurdo están al servicio de una experiencia de lo insólito. La tomada de conceptualizaciones psicoanalíticas, como el unheimlich freudiano, son la base para un abordaje interdisciplinario que no extingue cuestiones de análisis literario, sino por el contrario, propone nuevas perspectivas y posibilidades de sentido. Con la lectura crítica de la bibliografía sobre la obra de Silvina Ocampo, sumada a consideraciones teóricas provenientes de las propuestas conceptuales psicoanalíticas y de la teoría literaria, fue posible pensar el texto ocampeano a partir de temas fundamentales, como lo femenino, la religiosidad, los cruces sociales y de clase, traducidos en relaciones afectivas con objetos inventariados. Para los fines previstos, la base bibliográfica de la investigación está compuesta principalmente por textos de intelectuales que estudian a Silvina Ocampo, como Sylvia Molloy y Mariana Enríquez; textos de teóricos del psicoanálisis, como Freud, Lacan y Maria Rita Kehl; y teóricos del fantástico como David Roas, Roger Bozzetto y Jaime Alazraki. A pesar de la gran cantidad de textos teóricos, la colección La furia y otros cuentos es, del principio al fin, el objeto principal y la razón de ser de esta disertación.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOcampo, Silvina, 1903-1993pt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectFicção argentinapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO que há quando se atravessa o limite? : a estratégia (neo)fantástica em Silvina Ocampopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples