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dc.contributor.advisorCatapan, Márcio Fontana, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorZamoner, Michele Tais Dalle Carbonare, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherRazera, Dalton Luiz, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T15:09:03Z
dc.date.available2022-08-26T15:09:03Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76867
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Márcio Fontana Catapanpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Dalton Luiz Razerapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 14/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 188-200pt_BR
dc.description.abstractResumo: As restrições ambientais, quanto ao uso da madeira nativa e as limitações impostas pelos processos industriais, são alguns dos fatores que contribuíram para modificar o mobiliário brasileiro de madeira ao longo dos anos. Muitas espécies de madeiras indicadas para o design de mobiliário têm seu uso proibido ou só podem ser utilizadas por meio de certificações ambientais que comprovem sua origem. Tem-se, ainda, que os princípios de industrialização restringem as matérias-primas utilizadas, bem como padronizam desenhos, soluções técnicas e estéticas. No sentido de compreender como o design pode contribuir para a formação do conhecimento sobre as transformações do mobiliário brasileiro de madeira a presente tese propõe um quadro de referência informativo sobre esse assunto. Isso se deu pela análise da trajetória histórica do mobiliário brasileiro de madeira e associada às transformações de uso dessa matéria-prima estão os processos produtivos e de fabricação. A estrutura metodológica se ancora na combinação de procedimentos que visam a exploração e a descrição, com abordagem qualitativa e de natureza básica. Foram empregados a pesquisa bibliográfica e documental. Adotou-se a pesquisa de campo pela possibilidade de imersão no contexto real da temática. A metodologia proposta considerou a aplicação de entrevistas semiestruturadas com profissionais do polo moveleiro de Curitiba. Desta forma, totalizaram seis participantes, sendo dois especialistas com o trabalho na madeira, dois designers e dois empresários do setor. As informações levantadas foram interpretadas levando em consideração quatro categorias de temas: perfil profissional, conceituação, configuração e comercialização. Neste contexto, os dados obtidos em campo somados as discussões produzidas acerca do referencial teórico conduziram a elaboração do quadro de referência proposto. Sendo esse - desenvolvido a partir da linha temporal (1930-2020) - um registro da história e da brasilidade do design de mobiliário nacional. Acredita-se que esse resultado possa orientar no ensino sobre o trabalho com design de mobiliário no Brasil. Descobriu-se os principais momentos de descontinuidade do uso da madeira maciça no design e, foi possível comprovar a sua (re)valorização como matéria-prima sustentável para o design de mobiliário contemporâneo. Concluiu-se ainda que as tecnologias digitais de produção permitem disponibilizar, em outros formatos, ao designer as soluções formais, estéticas e construtivas tradicionais do trabalho com a madeira, antes atribuídas apenas às habilidades artesanais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Environmental conditions, environmental conditions throughout the use of native timber and according to the conditions imposed by environmental factors over the years. Many species of timber indicated for furniture design have their use prohibited or can only be used through environmental certifications that prove their origin. Furthermore, the principles of industrialization restrict how raw materials are used, as well as standardize designs, technical and aesthetic solutions. In order to understand how the project can contribute to the formation of knowledge about the transformation of Brazilian timber furniture on this project. This was due to the analysis of the historical trajectory of Brazilian timber furniture and the primary transformations of use are the production and manufacturing processes. A methodological framework is anchored in the procedural tool that aims at exploration and description, with a qualitative approach and of a basic nature. A bibliographic and documentary research was used. Field research was adopted due to the possibility of defining the theme in the real context. A proposed methodology for a movement of semi-structured interviews with professionals from the Curitiba application In this way, there were a total of six, with two specialists working in timber, two designers and two entrepreneurs in the sector. The information collected was interpreted taking into account four categories of themes: profile, conceptualization, configuration and commercialization. In this context, the data obtained in the field added as reflections about the reference project are elaborated from reference data. This being - developed from the timeline (1930-2020) - a record of the history and Brazilianness of national furniture design. It is believed that this result can guide teaching about working with furniture design in Brazil. The main moments of discontinuity in the use of solid timber in design and, it was possible to verify its (re)valorization. It is also considered that, as digital production technologies, it is possible to make available, in other formats, to the designer, the formal, aesthetic and traditional constructive solutions of working with timber, previously attributed only to artisanal skills.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectMobiliário - Projetospt_BR
dc.subjectIndústria de móveispt_BR
dc.titleDesign do mobiliário brasileiro de madeira : evolução e perspectivaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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