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dc.contributor.advisorCatapan, Márcio Fontana, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorGruber, Thays, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T17:07:12Z
dc.date.available2022-06-15T17:07:12Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76479
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Márcio Fontana Catapanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 30/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento de crianças, prejudicando a capacidade de interação social, comunicação e gerando comportamentos repetitivos. O papel do designer nesse contexto é incorporar os princípios de Usabilidade e acessibilidade às terapias específicas realizadas com esse público, desenvolvendo artefatos e estabelecendo diretrizes para tais ferramentas. A Realidade Aumentada (RA) vem colaborando como complemento aos métodos já existentes, praticados por psicólogos/terapeutas. Desta forma, a presente pesquisa se divide em três fases, e utiliza o método de pesquisa Design Science Research, além de técnicas de revisão bibliográfica de literatura para estabelecer lacunas e realizar levantamento do contexto do usuário. O objetivo principal foi o desenvolvimento de diretrizes para criação de aplicativos, baseados no Desenho Universal para aprendizagem de crianças com TEA por meio da Realidade Aumentada, que resultou em 16 tópicos de recomendações conceituadas e detalhadas, reunidas em um material de divulgação. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo chamado "Todo dia eu", que conta com dois personagens, um menino e uma menina, com detalhamento das etapas de modelagem 3D, animação, criação e disponibilização do aplicativo para Android. As tarefas dos personagens foram selecionadas conforme protocolo de avaliação do Manual para Intervenção Comportamental Intensiva quanto ao Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo. O recorte da pesquisa definiu as seguintes ações: "Tocar o nariz", "sentar" e "beber no copo", a fim de treinar habilidades de atenção e de imitação. O aplicativo foi desenvolvido em duas versões, devido à retroalimentação do método aplicado, sendo assim, a pesquisa atingiu o resultado esperado em termos de aplicação das diretrizes, sendo essas o produto final da Design Science Research.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) affects the neurodevelopment of children, impairing the ability to social interaction, communication and generating repetitive behaviors. The designer's role in this context is to incorporate the principles of Usability and accessibility to specific therapies performed with this audience, developing artifacts and establishing guidelines for such tools. Augmented Reality (AR) has been collaborating as a complement to existing methods practiced by psychologists/therapists. In this way, the present research is divided into three phases, and uses the Design Science Research research method, in addition to literature review techniques to establish gaps and carry out a survey of the user's context. The main objective was the development of guidelines for creating applications, based on Universal Design for learning by children with ASD through Augmented Reality, which resulted in 16 topics of conceptualized and detailed recommendations, gathered in a dissemination material. In addition, an application called "Todo dia eu" (Every day I) was developed, which has two characters, a boy and a girl, with details of the steps of 3D modeling, animation, creation and availability of the application for Android. The characters' tasks were selected according to the evaluation protocol of the Manual for Intensive Behavioral Intervention regarding the Teaching of Basic Skills for People with Autism. The research cutout defined the following actions: "Touch the nose", "sit" and "drink from a glass", to train attention and imitation skills. The application was developed in two versions, due to the feedback of the applied method, therefore, the research reached the expected result in terms of application of the guidelines, which are the final product of Design Science Research.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.titleDiretrizes para desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada para crianças com TEA na perspectiva do desenho universalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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