• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diretrizes para desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada para crianças com TEA na perspectiva do desenho universal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - THAYS GRUBER.pdf (6.598Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Gruber, Thays, 1993-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento de crianças, prejudicando a capacidade de interação social, comunicação e gerando comportamentos repetitivos. O papel do designer nesse contexto é incorporar os princípios de Usabilidade e acessibilidade às terapias específicas realizadas com esse público, desenvolvendo artefatos e estabelecendo diretrizes para tais ferramentas. A Realidade Aumentada (RA) vem colaborando como complemento aos métodos já existentes, praticados por psicólogos/terapeutas. Desta forma, a presente pesquisa se divide em três fases, e utiliza o método de pesquisa Design Science Research, além de técnicas de revisão bibliográfica de literatura para estabelecer lacunas e realizar levantamento do contexto do usuário. O objetivo principal foi o desenvolvimento de diretrizes para criação de aplicativos, baseados no Desenho Universal para aprendizagem de crianças com TEA por meio da Realidade Aumentada, que resultou em 16 tópicos de recomendações conceituadas e detalhadas, reunidas em um material de divulgação. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo chamado "Todo dia eu", que conta com dois personagens, um menino e uma menina, com detalhamento das etapas de modelagem 3D, animação, criação e disponibilização do aplicativo para Android. As tarefas dos personagens foram selecionadas conforme protocolo de avaliação do Manual para Intervenção Comportamental Intensiva quanto ao Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo. O recorte da pesquisa definiu as seguintes ações: "Tocar o nariz", "sentar" e "beber no copo", a fim de treinar habilidades de atenção e de imitação. O aplicativo foi desenvolvido em duas versões, devido à retroalimentação do método aplicado, sendo assim, a pesquisa atingiu o resultado esperado em termos de aplicação das diretrizes, sendo essas o produto final da Design Science Research.
     
    Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) affects the neurodevelopment of children, impairing the ability to social interaction, communication and generating repetitive behaviors. The designer's role in this context is to incorporate the principles of Usability and accessibility to specific therapies performed with this audience, developing artifacts and establishing guidelines for such tools. Augmented Reality (AR) has been collaborating as a complement to existing methods practiced by psychologists/therapists. In this way, the present research is divided into three phases, and uses the Design Science Research research method, in addition to literature review techniques to establish gaps and carry out a survey of the user's context. The main objective was the development of guidelines for creating applications, based on Universal Design for learning by children with ASD through Augmented Reality, which resulted in 16 topics of conceptualized and detailed recommendations, gathered in a dissemination material. In addition, an application called "Todo dia eu" (Every day I) was developed, which has two characters, a boy and a girl, with details of the steps of 3D modeling, animation, creation and availability of the application for Android. The characters' tasks were selected according to the evaluation protocol of the Manual for Intensive Behavioral Intervention regarding the Teaching of Basic Skills for People with Autism. The research cutout defined the following actions: "Touch the nose", "sit" and "drink from a glass", to train attention and imitation skills. The application was developed in two versions, due to the feedback of the applied method, therefore, the research reached the expected result in terms of application of the guidelines, which are the final product of Design Science Research.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76479
    Collections
    • Dissertações [114]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV