dc.contributor.advisor | Horn, Geraldo Balduíno, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Reina, Alessandro, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T16:25:51Z | |
dc.date.available | 2022-07-05T16:25:51Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76474 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Geraldo B. Horn | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/03/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Partindo da argumentação do filósofo húngaro György Lukács, do cineasta brasileiro Glauber Rocha e da filósofa Agnes Heller, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a potencialidade filosófica e educativa do cinema por intermédio da prática cineclubista. Investiga primeiramente a relação entre a Filosofia e o cinema e a concepção estética do filme como obra de arte e suas relações com o cotidiano humano. Problematiza a questão do cinema como instrumento de crítica e emancipação social e cultural, por meio da análise da proposta revolucionária do movimento do Cinema Novo. Apresenta a prática cineclubista como lócus para o filosofar por intermédio dos filmes nacionais, sendo relevante para e educação e formação filosófica do sujeito diante da Lei Federal nº 13.006/2014. Situa a pesquisa no campo educacional por meio da pesquisa bibliográfica, da observação e coleta de dados qualitativos da experiência cineclubista na escola e na universidade entre os anos de 2011 e 2019. Conclui destacando o aspecto reflexivo, formativo e educativo do filme, que por intermédio da prática cineclubista, coloca-se como um fator importante para construção do conhecimento filosófico e da emancipação social e cultural das consciências. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Based on the arguments of the Hungarian philosopher György Lukács, the Brazilian filmmaker Glauber Rocha and the philosopher Agnes Heller, this research aims to demonstrate the philosophical and educational potential of cinema through the movie club practice. Firstly, it investigates the relationship between Philosophy and cinema and the aesthetic conception of film as a work of art and its relationship with human daily life. It discusses the issue of film as an instrument of criticism cultural and social emancipation, through the analysis of the revolutionary proposal of the Cinema Novo movement. It presents the movie club practice as a locus for philosophizing through national films, being decisively relevant for the education and philosophical formation of the subject in the face of Federal Law No. 13.006/2014. It situates research in the educational field through bibliographical research, observation and qualitative data collection of the movie club experience at school and university between 2011 and 2019. It concludes by highlighting the reflective, formative and educational aspect of the film, which through from the movie club practice, it stands as an important factor for the construction of philosophical knowledge social and the cultural emancipation of consciences. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Educação | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Cinema novo | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O cinema novo como fator de educação filosófica por intermédio da prática cineclubista | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |