• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O cinema novo como fator de educação filosófica por intermédio da prática cineclubista

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - ALESSANDRO REINA.pdf (2.556Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Reina, Alessandro, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Partindo da argumentação do filósofo húngaro György Lukács, do cineasta brasileiro Glauber Rocha e da filósofa Agnes Heller, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a potencialidade filosófica e educativa do cinema por intermédio da prática cineclubista. Investiga primeiramente a relação entre a Filosofia e o cinema e a concepção estética do filme como obra de arte e suas relações com o cotidiano humano. Problematiza a questão do cinema como instrumento de crítica e emancipação social e cultural, por meio da análise da proposta revolucionária do movimento do Cinema Novo. Apresenta a prática cineclubista como lócus para o filosofar por intermédio dos filmes nacionais, sendo relevante para e educação e formação filosófica do sujeito diante da Lei Federal nº 13.006/2014. Situa a pesquisa no campo educacional por meio da pesquisa bibliográfica, da observação e coleta de dados qualitativos da experiência cineclubista na escola e na universidade entre os anos de 2011 e 2019. Conclui destacando o aspecto reflexivo, formativo e educativo do filme, que por intermédio da prática cineclubista, coloca-se como um fator importante para construção do conhecimento filosófico e da emancipação social e cultural das consciências.
     
    Abstract: Based on the arguments of the Hungarian philosopher György Lukács, the Brazilian filmmaker Glauber Rocha and the philosopher Agnes Heller, this research aims to demonstrate the philosophical and educational potential of cinema through the movie club practice. Firstly, it investigates the relationship between Philosophy and cinema and the aesthetic conception of film as a work of art and its relationship with human daily life. It discusses the issue of film as an instrument of criticism cultural and social emancipation, through the analysis of the revolutionary proposal of the Cinema Novo movement. It presents the movie club practice as a locus for philosophizing through national films, being decisively relevant for the education and philosophical formation of the subject in the face of Federal Law No. 13.006/2014. It situates research in the educational field through bibliographical research, observation and qualitative data collection of the movie club experience at school and university between 2011 and 2019. It concludes by highlighting the reflective, formative and educational aspect of the film, which through from the movie club practice, it stands as an important factor for the construction of philosophical knowledge social and the cultural emancipation of consciences.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76474
    Collections
    • Teses [459]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV