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dc.contributor.advisorVaz, Adriana, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorSchuindt, Silvana Mendespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T17:41:02Z
dc.date.available2022-07-07T17:41:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76470
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Adriana Vazpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 03/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 255-261pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetiva investigar a trajetória escolar e profissional da normalista negra paranaense Maria Nicolas (1899-1988). Para tal se reflete acerca das estruturas e normas e de seu espaço de vivência. A partir da análise das ações encadeadas no decurso do período em que Nicolas foi estudante e de sua atuação inicial como professora normalista e escritora, buscou-se as seguintes reflexões: como as questões de raça, classe social e gênero influíram na atuação de Maria Nicolas durante a sua trajetória como professora normalista e em sua carreira inicial no campo literário paranaense? Quais aspectos da trajetória de Nicolas corroboraram para os seus posicionamentos no magistério público? O recorte temporal abrange o período de 1906 a 1938. A razão dessa delimitação de tempo se faz pelo período corresponder à fase do início da educação escolar de Nicolas, o início de seu percurso profissional e de sua produção literária, especialmente com a publicação de livros didáticos. Nesse sentido, visa-se à compreensão dos posicionamentos da professora normalista, o entendimento de sua singularidade, as estratégias e os mecanismos mobilizados por Nicolas para adentrar espaços tacitamente impedidos à população negra. Das fontes privilegiadas pela pesquisa destacam-se: diários, obras e documentos pessoais de Nicolas, relatórios dos secretários de governo, a legislação educacional em voga do período estudado, periódicos jornalísticos e fontes iconográficas. A dissertação está organizada em quatro capítulos. Os principais aportes teóricos deste estudo são: Lélia Gonzalez (2020), Angela Davis (2016), Audre Lorde (2019), Grada Kilomba (2019), Kabengele Munanga (2020), em relação dialógica com a teoria praxiológica de Pierre Bourdieu (2017). Como resultados, nota-se que a atuação de Maria Nicolas como professora normalista foi perpassada pelo caráter estrutural do racismo, como alude Silvio Almeida (2021), do sexismo e das questões de classe social, os quais interferiram de modo interseccional em sua trajetória. Assim como se observou que a sua inserção no campo literário ocorreu após uma série de investimentos no meio educacional, os quais não atingiram o efeito desejado pela presente normalista em estudo. Sendo que a ausência de tais efeitos, dentre outros aspectos, se relaciona-se à falta de capitais necessários nos termos de Bourdieu (2017), para a efetivação dos êxitos almejados por Nicolas. Igualmente, verificou-se que para superar as barreiras impostas, Nicolas desenvolveu diferentes modos de agir, encontrando no campo literário uma possibilidade de expressão de suas convicções.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims to investigate the educational and professional trajectory of the black trainee teacher from Paraná Maria Nicolas (1899 -1988). For this purpose, this work takes into consideration the structures and norms and her living environment. Based on the analysis of the actions linked to Nicolas’ time as a student and her initial performance as a trainee teacher and writer, the following reflections were sought: how did the issues related to race, social class and gender influenced the performance of Maria Nicolas during her trajectory as a trainee teacher and in her initial career in the literary field of Paraná? What aspects of Nicolas' trajectory corroborated her positioning in public teaching? The time frame comprises the period from 1906 to 1938. The reason for this time delimitation is that the period corresponds to the beginning of Nicolas' school education, the beginning of her professional career and her literary production, especially with the publication of didatic materials. In this sense, the goal is to understand the positioning of the trainee teacher, her singularity, the strategies and mechanisms mobilized by Nicolas to enter spaces tacitly forbidden to the black population. Among the sources favored for the research are highlight: the diaries, Nicolas’ personal works and documents, reports from government secretaries, the educational legislation in vogue in the studied period, periodicals and iconographic sources. The dissertation is organized into four chapters. The main theoretical contributions of this study are: Lélia Gonzalez (2020), Angela Davis (2016), Audre Lorde (2019), Grada Kilomba (2019), Kabengele Munanga (2020), in a dialogic relationship with the praxiological theory of Pierre Bourdieu (2017). As a result, it is possible to observe that the performance of Maria Nicolas as a trainee teacher was permeated by the structural character of racism, as Silvio Almeida alludes (2021), of sexism and social class issues, which interfered intersectionally in her trajectory. As well as it was observed that her insertion in the literary field occurred after a series of attempts into the educational environment, which did not achieve the desired effect by the trainee teacher under study. The absence of such effects, among other aspects, is related to lack of capitals necessary, according to Bourdieu (2017) for the achievement of the success desired by Nicolas. Likewise, it was verified that to overcome the imposed barriers Nicolas developed different ways of acting, finding in the literary field a possibility of expression of her convictions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNicolas, Maria, 1899-1988pt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMaria Nicolas : além do bê-a-bá : a trajetória profissional de uma normalista negra no Paraná (1906-1938)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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