Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Denise de, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorRoldão, Flávia Diniz, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T18:31:08Z
dc.date.available2022-07-05T18:31:08Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76469
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Denise de Camargopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do estudo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas a erigir contribuições para estratégias imaginativas na universidade. Para essa construção de estratégias imaginativas com foco nos "processos de construção e narração de conhecimentos científicos", revisitei obras de Morin e de Vigotsky, além também de ter bifurcado ideias a partir de Isabele Stengers, Niels Bohr e Maria da Conceição Xavier de Almeida, autores que fecundaram o solo da construção reflexiva que sustenta esse estudo e sua narrativa. De cunho bibliográfico e qualitativo, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial do Pensamento Complexo. Na narrativa foram explorados diferentes gêneros de escrita, a saber: diário, cartas, entrevista, poesia e prosa, enquanto narrativas que enlaçam arte, ciência e ficção (a primeira parte do trabalho se desenvolve por meio de uma trama entre quatro personagens e eu). O estudo aponta para a imaginação e a narrativa como operadores cognitivos potentes para favorecer a construção de fronteiras borradas entre ciência e artes, ciência e ficção, e propiciar a construção de um conhecimento tramado, religado e mestiço. Assumo a imaginação como base ontológica para a construção do conhecimento e a formação universitária de educadores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to engage in a dialogue with Edgar Morin and Lev Seminovitch Vygotsky about the topic of imagination with the goal of erecting contributions to imaginative strategies at the university. For the construction of imaginative strategies focused on the "processes of construction and narration of scientific knowledge", I revisited works by Morin and Vygotsky, as well as bifurcated ideas from Isabele Stengers, Niels Bohr and Maria da Conceição Xavier de Almeida, authors who fertilized the soil that is the reflective construction that grounds this study and its narrative. This bibliographical, qualitative research is based on the framework of Complex Thought. The narrative explores different genres of writing, namely: diary, letters, interviews, poetry and prose, as narratives that interweave art, science and fiction (the first section of this study consists of a plot between four characters and myself). This study points to imagination and narratives as potent cognitive operators to favor the construction of blurred boundaries between science and arts, science and fiction, and to promote the construction of woven, interconnected, mestizo knowledge. I assume imagination as the ontological basis for the construction of knowledge and university qualification of educators.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectÉtica - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDiálogos com Morin e Vigotski : uma contribuição para estratégias imaginativas na universidadept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples