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dc.contributor.advisorOliveira, Valdomiro de, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorRosa, Mariana Trindadept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T14:17:02Z
dc.date.available2022-07-06T14:17:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76154
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 163-175pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, tendo por objetivo compreender os elementos educacionais presentes nos aspectos pessoais, processuais, contextuais e temporais que influenciaram no processo de educação, formação e desenvolvimento humano de alunos/atletas e professores/técnicos de handebol do município de Curitiba. Para alcançar essa compreensão, foi utilizado o Modelo Bioecológico do desenvolvimento humano (PPCT-Processo-Pessoa-Contexto-Tempo). A amostra foi composta por cinco professores/técnicos e dez alunos/atletas da modalidade de handebol do município de Curitiba, Estado do Paraná, sendo cinco da categoria feminina e cinco da masculina. Como instrumento utilizou-se entrevista semiestruturada, elaborada com roteiro prévio e constituída de questões centrais sobre o desenvolvimento humano e a prática do handebol em Curitiba. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e do software ATLAS.ti versão 9, em que foram criados 13 códigos e estes reagrupados por semelhança nas categorias (pessoa, processo, contexto e tempo). Os principais resultados mostram que, na perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano, a educação, a formação e o desenvolvimento esportivo de alunos/atletas e professores/técnicos de handebol de Curitiba foram progressivos e gradativos, e ocorreram simultaneamente, onde os contextos e ambientes de handebol, apesar de precários, não interferiram na prática da modalidade e os atributos pessoais (disposições, recurso e demanda) foram fundamentais para o enfrentamento das dificuldades. Conclui-se que o handebol dentro do município de Curitiba é preponderantemente escolar portanto, precisa ser fortalecido, e os contextos não formais, como clubes e associações, podem ser incentivados nesse propósito educacional, para que a permanência da modalidade handebol não seja sustentada apenas pelas disposições geradoras motivadas por amor e paixão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study is characterized as a qualitative research with an explorative and descriptive objective, trying to understand the educational elements present in the personal, processual, contextual and temporal aspects which had influence in the educational process, human development and of formation of students/athletes and handball teachers/coaches from Curitiba. In order to achieve this knowledge, it was used the Bioecological Model of human development (PPCT- Process-Person- Context- Time). The sample was consisted by five teachers/coaches and ten students/athletes of handball modality from Curitiba, State of Parana, being five belonging from the female category and the other five from the male one. It was used the semi-structured interview which has been drawn up based in a previous script consisting of central questions about the human development and the handball practice in Curitiba. The analysis of data was based on the Content Analysis (Bardin, 2016) and ATLAS.ti software version 9, in which were created 13 rearranged groups derived from the category's similarities (person, process, context and time). The main results have shown that, in the bioecological perspective of human development, education, development and formation of students/athletes and handball teachers/coaches of Curitiba were progressive and gradual, and occurred simultaneously, in where the contexts and the handball environment, therefore precarious, did not interfere in the practice of this sport and the personal attributes (disposition, resources and demand) were vital to the difficulties confrontation. It is concluded that handball within the municipality of Curitiba is predominantly school, therefore, it needs to be strengthened, and non-formal contexts, such as clubs and associations, can be encouraged in this educational purpose, so that the permanence of the handball modality is not sustained only by the generative dispositions motivated by love and passion.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHandebol - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEsportes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTreinadores de atletaspt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.titleEducação, formação e desenvolvimento do handebol em Curitiba : um estudo orientado pelo modelo bioecológicopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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