| dc.contributor.advisor | John, Valquíria Michela | pt_BR |
| dc.contributor.author | Castro, Beatriz Martins de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-05-31T12:04:17Z | |
| dc.date.available | 2022-05-31T12:04:17Z | |
| dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76078 | |
| dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela John | pt_BR |
| dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Em paralelo à progressiva intensificação da guerra síria em 2019, a Rede Globo exibia Órfãos da Terra, uma telenovela cuja missão era sensibilizar o público para a situação vivida por refugiados em todo o planeta. Contudo, a história possuía uma vilã, Dalila (Alice Wegmann), que era árabe e carregava consigo diversos estereótipos relativos à "maldade", como é característico do gênero melodramático (MARTINBARBERO, 2003; THOMASSEAU, 2005). Neste artigo, pretendemos verificar como e se, mesmo em uma narrativa positiva quanto à população do Oriente Médio, a ascendência de Dalila acaba despontando como um fator de maximização de sua vilania. Adotando as proposições metodológicas de Bardin (1977) e Rose (2002), selecionamos capítulos específicos de Órfãos da Terra para análise, partindo da observação do figurino, das falas e das atitudes da vilã para identificar possíveis aspectos de vilania (OROZ, 1992) e de orientalismo (SAID, 2007) neles sinalizados. Para tanto, apoiamo-nos também nos conceitos auxiliares de "representação", como definido por Hall (2016), e de "interseccionalidade", como exposto por Crenshaw (2002). Durante a pesquisa, observamos que, de fato, os signos do Oriente são frequentemente utilizados para intensificar a correlação entre Dalila e o "Mal". Contudo, pudemos perceber que isso acontece mais por conta da religião islâmica a ela atribuída do que, necessariamente, devido à sua origem árabe | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Telenovelas - Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Emigração e imigração | pt_BR |
| dc.subject | Identidade - Representaçao | pt_BR |
| dc.title | Substituta, subterrânea, clandestina : vilania e orientalismo na construção da personagem Dalila, de "Órfãos da Terra" (2019) | pt_BR |
| dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |