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dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Beatriz Martins dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T12:04:17Z
dc.date.available2022-05-31T12:04:17Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76078
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em paralelo à progressiva intensificação da guerra síria em 2019, a Rede Globo exibia Órfãos da Terra, uma telenovela cuja missão era sensibilizar o público para a situação vivida por refugiados em todo o planeta. Contudo, a história possuía uma vilã, Dalila (Alice Wegmann), que era árabe e carregava consigo diversos estereótipos relativos à "maldade", como é característico do gênero melodramático (MARTINBARBERO, 2003; THOMASSEAU, 2005). Neste artigo, pretendemos verificar como e se, mesmo em uma narrativa positiva quanto à população do Oriente Médio, a ascendência de Dalila acaba despontando como um fator de maximização de sua vilania. Adotando as proposições metodológicas de Bardin (1977) e Rose (2002), selecionamos capítulos específicos de Órfãos da Terra para análise, partindo da observação do figurino, das falas e das atitudes da vilã para identificar possíveis aspectos de vilania (OROZ, 1992) e de orientalismo (SAID, 2007) neles sinalizados. Para tanto, apoiamo-nos também nos conceitos auxiliares de "representação", como definido por Hall (2016), e de "interseccionalidade", como exposto por Crenshaw (2002). Durante a pesquisa, observamos que, de fato, os signos do Oriente são frequentemente utilizados para intensificar a correlação entre Dalila e o "Mal". Contudo, pudemos perceber que isso acontece mais por conta da religião islâmica a ela atribuída do que, necessariamente, devido à sua origem árabept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelenovelas - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEmigração e imigraçãopt_BR
dc.subjectIdentidade - Representaçaopt_BR
dc.titleSubstituta, subterrânea, clandestina : vilania e orientalismo na construção da personagem Dalila, de "Órfãos da Terra" (2019)pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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