A transfobia e suas implicações na permanência e afirmação da identidade de gênero de estudantes travestis e transexuais, da graduação, na Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: A presente dissertação é decorrente da minha identificação pessoal com as questões de gênero e diversidade sexual. Bem como os estudos cuir, pósestruturalistas e transfeministas, que nos possibilitam questionar e transmutar uma ordem de legitimação da cisgeneridade e da heteronormatividade, assim como os estudos decoloniais, quando enxergamos a importância do diálogo com outros recortes (raça, por exemplo) da realidade social, tendo em vista que as violações de direitos e violências se acentuam mais fortemente em determinados grupos, evidenciando ainda mais os encadeamentos de uma necropolítica. Somado a isso, minha atuação profissional, através da lotação na Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), enquanto Assistente Social e trabalhando diretamente com assistência estudantil, propiciou o contato direto com estudantes travestis e transexuais da graduação, bolsistas e nãobolsistas, possibilitando experiências de atendimento/acolhimento que abriram espaços para a elucidação de denúncias de casos de transfobia. A partir dessa situação, somada a algumas inquietações pessoais, a pesquisa se volta para a análise da reprodução de violências estruturais, considerando seus rebatimentos na afirmação da identidade de gênero de estudantes trans, interseccionado com outros marcadores, suas vivências acadêmicas, permanência, expulsão e perspectivas de mudanças. Assim, essa pesquisa buscou realizar um mapeamento das políticas afirmativas hoje presentes na Universidade Federal do Paraná destinadas a estudantes travestis e transexuais; bem como dos documentos que asseguram direitos; Ademais, o formulário aplicado teve a intenção de identificar os perfis das/os estudantes trans, as demandas e que estratégias de resistência são utilizadas. Importante mencionar o contexto atípico no qual a pesquisa foi aplicada, que diz respeito à pandemia ocasionada pela COVID-19 e que impactou de forma direta no desenvolvimento do estudo. A metodologia utilizada se direcionou especialmente para a aplicação de formulários em um grupo focal considerando suas respostas fechadas e abertas, destacando sempre as narrativas pessoais. Além do estudo mencionado, a pesquisa também buscou ser um arcabouço teórico de desmistificação de preconceitos, de exposição de situações vivenciadas por estudantes trans no sentido conhecer suas experiências, de defesa dos direitos humanos e da ocupação cada vez maior de lugares e espaços na sociedade. Ao final da pesquisa, traçamos algumas estratégias de atuação dentro da universidade de acordo com as demandas colocadas pelas/os próprias/os estudantes, no sentido de priorizar as questões de saúde mental, além da promoção de palestras, mesas e demais eventos que buscam a elucidação do tema e a promoção do debate. Abstract: The present dissertation arises from the identification with the issues of gender and sexual diversity, when we start from queer studies, post-structuralist authors and transfeminist productions, which enable us to question and transmute an order to legitimize cisgenerity and heteronormativity ; as well as decolonial studies, when we see the importance of dialogue with other cuts (race, for example) of social reality, considering that the violations of rights and violence are more strongly accentuated in certain groups, showing even more the linkages of a society necropolitics. In addition, professional activity, through the capacity of the Dean of Student Affairs (PRAE) of the Federal University of Paraná (UFPR), as a Social Worker and working directly with student assistance, provided the right contact with students transvestites and transsexuals) from undergraduate, scholarship holders and non- scholarship holders, enabling care / reception experiences that gave space for the elucidation of transphobia complaints at the University. Based on this and with some personal concerns, the research turns to the analysis of the reproduction of these structural violence, considering its repercussions in the affirmation of the gender identity of trans students, always intersecting with other demarcators, their academic experiences, permanence and evasion prospects changes. With this, we sought to carry out a mapping of data that would demonstrate the affirmative policies currently present at the University, documents that assure rights, programs, projects and actions, number of students, profile, what demands are brought and what resistance strategies they have. Furthermore, it is important to mention the atypical context in which the research was applied, which concerns the pandemic caused by COVID-19 and which had a direct impact on the development of the study. The methodology used was specially directed to the application of forms in a focus group considering their closed and open responses, always highlighting the personal narratives. In addition to the aforementioned study, the research also sought to be a theoretical framework for demystifying prejudices, exposing situations experienced by trans students in order to give voice to their experiences, defending human rights and the increasing occupation of places and spaces in society. At the end of the research, we outlined some action strategies within the university according to the demands placed by the students themselves, in order to prioritize mental health issues, in addition to promoting lectures, tables and other events that seek to elucidation of the topic and the promotion of debate. Resumen: La presente disertación surge de la identificación con los temas de género y diversidad sexual, cuando partimos de estudios queer, de autoras postestructuralistas / producciones transfeministas, que ciertamente nos permiten cuestionar y transmutar un orden para legitimar la cisgeneridad y la heteronormatividad; así como los estudios descoloniales, cuando vemos la importancia del diálogo con otros cortes (raza, por ejemplo) de la realidad social, considerando que las violaciones de derechos y la violencia se acentúan con más fuerza en ciertos grupos, mostrando aún más los vínculos de una sociedad .necropolíticas. Además, la actividad profesional, a través de la capacidad del Decano de Asuntos Estudiantiles (PRAE) de la Universidad Federal de Paraná (UFPR), como Trabajadora Social y trabajando directamente con la asistencia estudiantil, brindó el contacto adecuado con estudiantes travestis y transexuales de pregrado, becarios y no becarios, posibilitando experiencias de atención / acogida que dieron espacio para el esclarecimiento de las denuncias de transfobia en la Universidad. A partir de esto y con algunas inquietudes personales, la investigación se dirige al análisis de la reproducción de estas violencias estructurales, considerando sus repercusiones en la afirmación de la identidad de género de los estudiantes trans, siempre en intersección con otros demarcadores, sus vivencias académicas, la permanencia de la evasión. y perspectivas de cambios. Con esto, se buscó realizar un mapeo de datos que demostraran las políticas afirmativas actualmente presentes en la Universidad, documentos que aseguran derechos, programas, proyectos y acciones, número de estudiantes, perfil, qué demandas se plantean y qué estrategias de resistencia tengo. Además, es importante mencionar el contexto atípico en el que se aplicó la investigación, que se refiere a la pandemia causada por COVID-19 y que tuvo un impacto directo en el desarrollo del estudio. La metodología utilizada estuvo especialmente dirigida a la aplicación de formas en un grupo focal considerando sus respuestas cerradas y abiertas, destacando siempre las narrativas personales. Además del estudio mencionado, la investigación también buscó ser un marco teórico para desmitificar prejuicios, exponer situaciones vividas por estudiantes trans para dar voz a sus vivencias, defender los derechos humanos y la creciente ocupación de lugares y espacios en la sociedad. Al final de la investiogación, se esbozan algunas estrategias de actuacion al interior de la universidad de acuerdo a las demandas planteadas por los propios estudiantes, com el fin de priorizar los temas de salud mental, además de promover charlas, mesas y otros eventos que buscan el esclarecimento de las tema y la promocion del debate.
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