Economia comportamental e o comportamento do consumidor a partir do ponto de vista da firma
Resumo
Resumo : Esse trabalho tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores a partir do ponto de vista da firma. Para isso são estabelecidas duas concepções que permitem interpretar as escolhas dos indivíduos como provenientes de suas memórias. A primeira delas diz respeito a narrativas causais, atribuídas pelas pessoas aos acontecimentos que são expostas em seus cotidianos. Já a segunda, estabelece etapas em que a formação das memórias perpassa até a execução de uma ação. Esses dois conceitos são elucidados a partir do fenômeno WYSIATI (What You See Is All There Is), proveniente da economia comportamental, e do modelo AIDAS (Attention; Interest; Desire; Action; Satisfaction), construído por profissionais da área do marketing. A partir deles, a visão da firma sobre o consumidor é estruturada através dos posicionamentos que as marcas adquirem em relação ao público, que podem ser percebidos nos pontos de contatos entre esses dois agentes. Em especial, é explorado sobre o papel do marketing online nesse sistema, que tem ampliado o acesso das firmas às informações sobre consumidores nas últimas décadas.
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- Ciências Econômicas [2072]