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dc.contributor.advisorFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Rosana Nascimento Motapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:26:32Z
dc.date.available2024-08-08T16:26:32Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75260
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 58-61pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente texto discute diferentes teorias de gênero, tendo como foco principal a formação da identidade e suas implicações nas propostas de políticas públicas para a educação. A investigação observou que os profissionais da educação básica estariam no meio do fogo cruzado teórico e sendo questionados constantemente por pessoas com diferentes concepções de identidade. Para tanto buscou-se apresentar a questão de forma que se possa ter um panorama do estado atual da questão na perspectiva da discussão filosófica. A investigação descreve diferentes conceitos de formação da identidade na tentativa de demonstrar a diversidade de perspectivas que se apresentam sobre o tema. Constatou-se que existem teorias contraditórias entre as teorias de formação da identidade. No entanto, observou-se que os documentos oficiais que referenciam políticas públicas quanto às questões de gênero na educação brasileira, seguindo as diretrizes e objetivos da ONU, apesar de nos últimos anos incluir e atender demandas de setores da sociedade historicamente desemparados, mantêm uma perspectiva conceitual unilateral e reproduz o velho contexto conceitual potencializador de exclusão e opressão sobre os diferentes. Assim, buscou-se o pensamento político de John Rawls, como possibilidade estratégica para refletir sobre o problema com a identidade de gênero, pois seu trabalho argumenta sobre a razoabilidade dos seres racionais envolvidos na discussão, porque se todos insistirem que sua posição individual seja universalizada, não haveria como ordenar tais desejos. Viu-se que estabelecer a razoabilidade e igualdade de condições como a métrica da discussão parece o mais razoável. Nesse sentido, percebemos que a questão dos conflitos teóricos sobre identidade de gênero não é o primeiro e certamente não será o último entrave conceitual inegociável para diferentes setores da sociedade, pois poucos estão dispostos a entrar no processo democrático que envolve a definição de princípios e concepções a respeito.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleTeorias sobre a identidade de gênero e sua problemática na educação : apresentação das questões sob a perspectiva filosóficapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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