dc.contributor.advisor | Franklin, Karen, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Bruno Pontes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:48:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T15:48:29Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/75152 | |
dc.description | Orientador: Karen Franklin da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de especialização em Filosofia da Educação: ética, política e educação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 36-37 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho propõe uma apresentação do conceito de democracia, abordando algumas de suas principais ideias e seu desenvolvimento, a partir da formação do homem grego, analisando de um modo particular Homero e Plutarco. Tendo por base o estudo da antiguidade, buscamos compreender como as discussões clássicas ainda são pertinentes à contemporaneidade, pois seus principais elementos ainda são matéria de elucidação e esclarecimento. Busca-se estabelecer um debate com o ensino de filosofia na contemporaneidade, pois muitos dos conceitos clássicos como democracia, povo, lei e responsabilidade podem fazer parte de conteúdos escolares e, especialmente, da disciplina de filosofia e de educação. Atrelando este debate a prática do projeto plenarinho. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Filósofos - Grécia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O ideal formativo grego voltado para a ação política : notas sobre o que podemos aprender com a antiguidade | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |