dc.contributor.advisor | Knechtel, Maria do Rosário, 1930- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Marta Ubeda Miranda de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ramos, Corina Lucia Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T18:45:14Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T18:45:14Z | |
dc.date.issued | 1993 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74940 | |
dc.description | Orientadora: Maria do Rosario Knechtel, Corina Lucia Costa Ramos | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação infantil corresponde à educação dispensada desde o nascimento até os seis anos, aproximadamente. Como fase inicial dentro de uma dimensão de permanente suporte em todas as etapas da vida do homem, a educação infantil torna-se muito importante para o desenvolvimento coordenado no plano físico, psíquico, cognitivo e social da criança.
Os recursos humanos envolvidos na educação infantil devem ter uma formação adequada e consistente, pois a educação para essa faixa etária tem uma especificidade própria.
O aperfeiçoamento constante, um dos objetivos da Educação Permanente, proporciona condições para que os recursos humanos que trabalham direta ou indiretamente com a educação infantil, possam cada vez mais e melhor auxiliar a criança na busca de sua autonomia e criatividade.
Com o objetivo de identificar a natureza da formação do professor de pré-escola e a sua prática pedagógica, foram elaborados instrumentos para esse estudo, direcionados aos coordenadores e professores de pré-escolas de Curitiba, bem como aos coordenadores dos cursos específicos de 2o. Grau, selecionados para esse fim.
Através do discurso dos sujeitos entrevistados e das respostas aos questionários distribuídos, chegou-se à conclusão de que a formação do professor de pré-escola está aquém da fundamentação e prática necessárias para o atendimento à educação infantil, com suas peculiaridades. As escolas e outras instituições interessadas necessitam oferecer programas de treinamento e reciclagem constantes aos recursos humanos.
Recomenda-se, então, subsídios que servem de base para nortear um programa de aperfeiçoamento dos recursos humanos para a educação infantil, utilizando-se a metodologia de educação a distância, como uma alternativa viável para a realidade brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Infantile education corresponds to education given from birth until the age of six approximately. As an initial stage within a dimension of life-long support in all the stages of a man’s life, infantile education becomes extremely important for the physical, cognitive and social development of the child.
The human resources involved in infantile education must have an adequate and consistent formation, since education for this age group bears its own specification.
The constant improvement, one of the objectives of life-long education, provides conditions so that those who work directly or indirectly with infantile education, manage to help in more and better ways the child in search of his autonomy and creativity.
Interviews and questionnaires were created in order to evaluate the educational background of the kindergarten teacher and his pedagogic practice. They have been addressed to coordinators and kindergarten teachers in Curitiba, selected for this purpose. Through the analysis of these answers, the conclusion reached is that the formation of these teachers is much beneath the expectations of the market. Schools must, therefore, offer continuous training and recycling programs.
Several resources are hereafter recommended to be used a guideline for a development program on infantile education, seizing self-instruction methods, as a viable alternative as far as Brazilian standards are concerned. | pt_BR |
dc.format.extent | iv, 138 f. ; 28 cm. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aperfeiçoamento de recursos humanos na pré-escola mediante educação a distância : subsidios para um programa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |