Contribuição para a melhoria do currículo e do ensino da Topografia na Universidade Federal do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
1988Autor
Stahlschmidt, Neusa Teixeira Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de investigar, junto aos discentes da Universidade Federal do Paraná, que cursam ou que já haviam cursado TOPOGRAFIA, a função e a relevância dessa disciplina; bem como aos professores, sobre aspectos de metodologia de ensino, formas de avaliação, e também da utilização da pesquisa no âmbito da mesma. Justificou-se este estudo pela expectativa de oferecer resultados que possam contribuir para a melhoria do currículo e do ensino da disciplina a nível de curso, de docência e de Departamento. Neste sentido, fez-se uma fundamentação teórica em torno de conceitos e de legislação referentes à inclusão da disciplina nos currículos dos diferentes cursos e a importância e a abrangência da TOPOGRAFIA nesse contexto. Ao mesmo tempo, foram elaborados questionários para coleta de informações. O instrumento para alunos constou de quatro partes: 1) informações básicas; 2) histórico da disciplina; 3) uma escala do tipo LIKERT, para detectar os múltiplos aspectos da disciplina e 4) questões complementares. Do instrumento utilizado para professores constou: 1) informações gerais, 2) sobre uso de recursos para renovação dos programas e quais as fontes usadas; 3) procedimentos para avaliação e 4) método de apresentação da disciplina. Todos os questionários foram submetidos a um grupo de juízes com vistas a validação de conteúdo. A amostra, devido a amplitude da população a ser estudada, constituiu-se de 307 alunos e 11 professores que lecionam a disciplina, sendo a coleta para seleção dos elementos feita ao acaso. Os estudantes que compuseram a amostra foram selecionados dos diferentes cursos, nos quais há obrigatoriedade de cursar a disciplina de TOPOGRAFIA. Para tratamento dos dados, efetuou-se a análise descritiva de todos os itens do questionário e particularmente da escala. Foi aplicada a técnica de análise fatorial, que determinou o agrupamento das questões pela comunalidade existente entre elas. Resultando em três fatores interpretáveis, apreciação geral da disciplina, interesse pela disciplina e metodologia inadequada. Procedeu-se à caracterização dos estudantes por curso e agrupados, e em seguida, também a análise das questões por fator, por curso e agrupados. Do estudo realizado, concluiu-se que, as dificuldades provêm da própria disciplina, da forma como tem sido desenvolvida, com pouca ênfase na aplicação dos procedimentos didáticos e metodológicos e do não direcionamento às diferentes áreas de interesse. De fundamental importância para a melhoria do ensino é o papel do professor. Seu desempenho, dedicação e interesse por seus alunos e por sua disciplina, são os pontos vitais para que a TOPOGRAFIA venha a cumprir a função que verdadeira mente lhe cabe como componente do currículo a área de interesse do aluno, bem como a compreender a amplitude da disciplina. Abstract: The purpose of this study was to investigate among Parana Federal University students, who take or had abready taken Topography courses, its function and relevance; and also among teachers, about aspects of teaching methods, evaluation system and the use of research in the course's rang of application. The importance of this study his on the need of evaluating courses on their various aspects in order to come up with results that may contribute to the improvement of learning and the curriculum at the course, the Department and teaching levels. Thus, theoretical fundamentals about some conceptions and the legislation concerning the inclusion of Topography courses in the curriculums of several courses, as well as the importance and application of Topography were reviewed. A questionnaire was developed for the collection of data, which, for the students, was composed of four parts: 1) basic informations; 2) the historical of the course; 3) a LIKERT-type scale to collected the students opinions about different aspects of the course and 4) complementary questions. The questionnaire given to the teachers was composed of three parts: 1) general informations; 2) questions about the use of resources to renew programms and which sources were used, 3) items related to evaluation procedures and 4) to teaching methods. For purpose of content validation the questionnaire was submitted to a group of judges. Because of the vast number of people who were going to be questioned, it was decided to use a sampling process, so a sample of 307 students and 11 teachers were selected. The selection of specimens was made at random. The students who made up the sample were selected from different courses which TOPOGRAPHY courses are compulsory. The analysis of the data comprises: a) a descriptive analysis of all items of the questionnaire, and b) a Factor Analysis of the LIKERT-type scale. The latter tecnique made possible the identification of three underlying factors, a general appreciation of the course; the importance of the course; inadequate methodology. A description of the sample was followed by an analysis of the factors identified. The results seem to indicate that the difficulties stem from the way the course has been taught that is only a little it any emphasis is placed on the practical application of teaching methods to the different fields of interest. The role played by the teacher is of utmost importance for the improvement of teaching methods. The teacher's performance, his dedication to the students and course are highly important aspects to the considered if TOPOGRAPHY is to play the function it is attributed in the curriculum: that of a closer and more effective relationship with the student's field of interest along with developing in these students the ability to acknowledge and to use the range of application of topographical methods.
Collections
- Dissertações [936]