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dc.contributor.advisorPedra, Jose Alberto, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorRoncato, Marlene Mattevipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T18:41:09Z
dc.date.available2022-08-18T18:41:09Z
dc.date.issued1988pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74915
dc.descriptionOrientador: José Alberto Pedrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Pela análise textual dos conceitos da teoria de aprendizagem ausubeliana, evidencia-se a forma pela qual os postulados ocorrem em um esquema paradigmático. Procura-se assegurar a aplicabilidade da teoria ausubeliana na organização curricular adequada ao conceito central da teoria - aprendizagem significativa. O presente estudo está estruturado em três etapas que se intercomplementarizem: 1) Revisão de paradigmas, seu significado na Educação. 2) Revisão do paradigma de análise proposta por MARTINS. 3) Análise da teoria ausubeliana no contexto de um paradigma. Através destas etapas salienta-se os limites e fechamentos que adequam a teoria de aprendizagem ausubeliana ao esquema paradigmático utilizado e viabilizado por fases de identificação, classificação e inter-relacionamentos das variáveis em seu conteúdo descritivo. Estabeleçe-se como recurso de estudo a análise horizontal e a análise vertical do conteúdo temático das obras de David Ausubel. Assim sendo, o esquema paradigmático utilizado é resultante desta dupla análise, legitimando os conceitos estruturais da teoria de aprendizagem do autor em estudo- No quadro final onde está representado o esquema paradigmático se encontra a inter-relação, horizontal e vertical, existente entre as variáveis, transmitindo assim, base e sentido à qualidade especial de finalidade dos conceitos estruturais da teoria estudada.pt_BR
dc.description.abstractSummary: Through textual analysis of theory concepts of au subeliana learning, it is evidenciated the way by which the run in a paradigmatic model. The assurance of the aplicability of the ausubeliana theory is saught, adquating in to the central concept of meaningful learning. The presente study is structured on there stages which are intercomplemented: 1) Revision of the paradigm, it's significance on education. 2) Revision of the paradigm of the analysis proporsed by MARTINS. 3) Analysis of the ausubeliana theory on the context of a p a radigm. Through these stages, the limits and enclosures which adequates the ausubeliana learning theory into the paradigmatic model used and viabilized by stage of classification, and inter-relationship of variables in its descriptive containment. As a resoure of study, a horizontal and vertical analysis of the thematic containment os Ausubel's work is established. So being, the paradigmatic model used is the result of this double analysis, ligitimining the structural concepts of the ausubeliana learning theory. On the last table the paradigmatic model is presented, showing the existing inter-relationship between the variables, reflecting in this way, the basic and meaning to the quality of the finality of use of the structural concepts of the theory studied.pt_BR
dc.format.extent139f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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