dc.contributor.advisor | Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreno, Jean Carlos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T17:52:24Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T17:52:24Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Broch | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74799 | |
dc.description | Anexo | pt_BR |
dc.description | Orientadora: Serlei Maria Fischer Ranzi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação - área temática de História e Historiografia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e notas bibliográficas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Estuda as Intervenções sobre a Instrução Pública paranaense, no período de 1920-28, tendo como objeto principal as práticas e discursos dos Diretores da Instrução Pública, César Prieto Martinez (1920-24) e Lysimaco Ferreira da Costa (1924-28). Utilizando-se de ampla documentação - Relatórios de Inspetores e subinspetores da Instrução Pública, Revista "O Ensino" (publicação oficial), Programas de Ensino, Livros Didáticos e as teses apresentadas no I Congresso de Ensino Oficial e na I Conferência Nacional de Educação -, investiga as ações e discursos a partir dos conceitos de representação e apropriação, questionando-se: 'como os agentes oficiais da instrução pública apropriavam-se das idéias modernizadoras em voga no período', 'como liam ou que representações construíam da população que queriam escolarizar' e 'que representações construíam em torno da escolarização e dos profissionais a ela ligados'. Neste caminho verifica-se que a ampliação da rede escolar veio acompanhada de ideais de racionalização, produtividade, controle e profissionalização, sendo destaque o investimento na formação docente e a recusa ao bacharelismo, com a conseqüente ênfase no método de ensino. Constatando a existência de um amplo projeto de civilidade, entendida como intervenção sobre os hábitos públicos e privados da população, examina, por fim, as especificidades da Reforma de Ensino empenhada em território paranaense, sendo a principal delas a permanência da dicotomia rural-urbano e por conseguinte, a predominância do desejo de intervenção sobre a escola isolada, apesar do modelo representado pelo Grupo Escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 139 f. : il., mapa, tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Paraná - 1896-1980 | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Inventando a escola, inventando a nação : discursos e práticas em torno da escolarização paranaense (1920-1928) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |