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dc.contributor.advisorRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorMoreno, Jean Carlospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T17:52:24Z
dc.date.available2022-08-16T17:52:24Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74799
dc.descriptionAnexopt_BR
dc.descriptionOrientadora: Serlei Maria Fischer Ranzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação - área temática de História e Historiografia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estuda as Intervenções sobre a Instrução Pública paranaense, no período de 1920-28, tendo como objeto principal as práticas e discursos dos Diretores da Instrução Pública, César Prieto Martinez (1920-24) e Lysimaco Ferreira da Costa (1924-28). Utilizando-se de ampla documentação - Relatórios de Inspetores e subinspetores da Instrução Pública, Revista "O Ensino" (publicação oficial), Programas de Ensino, Livros Didáticos e as teses apresentadas no I Congresso de Ensino Oficial e na I Conferência Nacional de Educação -, investiga as ações e discursos a partir dos conceitos de representação e apropriação, questionando-se: 'como os agentes oficiais da instrução pública apropriavam-se das idéias modernizadoras em voga no período', 'como liam ou que representações construíam da população que queriam escolarizar' e 'que representações construíam em torno da escolarização e dos profissionais a ela ligados'. Neste caminho verifica-se que a ampliação da rede escolar veio acompanhada de ideais de racionalização, produtividade, controle e profissionalização, sendo destaque o investimento na formação docente e a recusa ao bacharelismo, com a conseqüente ênfase no método de ensino. Constatando a existência de um amplo projeto de civilidade, entendida como intervenção sobre os hábitos públicos e privados da população, examina, por fim, as especificidades da Reforma de Ensino empenhada em território paranaense, sendo a principal delas a permanência da dicotomia rural-urbano e por conseguinte, a predominância do desejo de intervenção sobre a escola isolada, apesar do modelo representado pelo Grupo Escolar.pt_BR
dc.format.extent139 f. : il., mapa, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Paraná - 1896-1980pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInventando a escola, inventando a nação : discursos e práticas em torno da escolarização paranaense (1920-1928)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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