Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorDomingos, Melissa da Luz, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T17:52:33Z
dc.date.available2022-04-05T17:52:33Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74715
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 104-110pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa vincula-se ao grupo de pesquisa Labelit (UFPR/CNPQ) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades e a linha de pesquisa Licores - linguagem, corpo e estética na educação (PPGE/UFPR) e possui como objetivo geral compreender os sentidos que estudantes negras atribuem a seus corpos, no contexto escolar da educação do campo. A pesquisa tem como objetivos específicos analisar as narrativas de estudantes negras de uma escola do campo, bem como buscar nessas narrativas os sentidos e experiências performados por seus corpos durante a trajetória escolar. Esse estudo adotou como aporte teóricometodológico as perspectivas da Educação Performativa. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como interpretativa com uma abordagem estritamente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa adotados foram entrevistas semiestruturadas e escritas performáticas desenvolvidas com quatro estudantes negras de 12 a 26 anos de idade, matriculadas no Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas e moradoras de comunidades camponesas do município de Antonina-PR. A análise das narrativas e vivências dessas estudantes revelou que sofreram situações marcadas por racismo e discriminações dentro do ambiente escolar e evidenciou a atribuição de sentidos negativos em relação a seus corpos. Nesse mesmo contexto, estratégias de resistências e existências também apareceram. A análise apontou, ainda, que o ambiente escolar ocupou e ocupa papel essencial na sociabilidade dessas estudantes e que é evidente a necessidade de ações de enfrentamento ao racismo dentro da escola, como a construção de uma educação antirracista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay is tied to research group Labelit (UFPR/CNPQ) -Laboratory of Estudies in Education, Language and Theatricals and the line of research Licores - Language, body and aesthetics in educacion (PPGE/UFPR) and has as general purpose to understand the meanings that black students attribute to their bodies, in the school context of rural education. The research has as specific objectives to analyze the narratives of black students from a rural school, as well as seeking in these narratives the senses and experiences performed by their bodies during the school trajectory. This research adopted as theoretical-methodological support for the Performative Education. The research methodology is characterized as interpretive with a strictly qualitative approach. The research instruments adopted were semi-structured interviews and performance writing developed with four black female students between 12 and 26 years old, residents of peasant communities in Antonina- PR city. The analysis of the narratives and experiences revealed situations marked by discrimination within the school universe that led to negative relationships between students and their bodies. Within this same context, resistance and existence strategies also appeared. The analysis still pointed out that the school environment occupied and occupies an essential role in the sociability of these students and that the need for actions to confront racism inside the school, as the construction of an anti-racist education.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente investigación se vincula al grupo de investigación labelit (ufpr/cnpq) - laboratorio de estudios en educación, lenguaje y teatralidades y la línea de investigación licores - lenguaje, cuerpo y estética en la educación (ppge/ufpr) y tiene como objetivo general comprender los sentidos que las estudiantes negras atribuyen a sus cuerpos, en el contexto escolar de la educación del campo, así como buscar narrativas de los sentidos y experiencias vividas por sus cuerpos durante su trayectoria escolar. La investigación tiene como objetivos específicos analizar las narrativas de estudiantes negras de una escuela del campo, así como buscar en esas narrativas los sentidos y experiencias performados por sus cuerpos durante la trayectoria escolar. Este estudio adoptó como aporte teórico-metodológico las perspectivas de la educación performativa. La metodología de la investigación se caracteriza como interpretativa con un enfoque estrictamente cualitativo. Los instrumentos de investigación adoptados fueron entrevistas semiestructuradas y escritas performáticas desarrolladas con cuatro estudiantes negros de 12 a 26 años de edad, matriculadas en el Colegio Estadual del Campo Hiram Rolim Lamas y moradoras de comunidades campesinas del municipio de Antonina-PR. El análisis de las narrativas y vivencias de esas estudiantes reveló que sufrieron situaciones marcadas por racismo y discriminaciones dentro del ambiente escolar y evidenció la atribución de sentidos negativos en relación a sus cuerpos. En ese mismo contexto, también aparecieron estrategias de resistencias y existencias. el análisis apuntó, aún, que el ambiente escolar ocupó y ocupa papel esencial en la sociabilidad de esas estudiantes y que es evidente la necesidad de acciones de enfrentamiento al racismo dentro de la escuela, como la construcción de una educación antirracista.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (115 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMulheres negras - Representação socialpt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectImagem corporal em mulherespt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNa pele : os sentidos de corpo atribuídos por estudantes negras de uma escola do campopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples