Centro Popular de Cultura no Paraná (1959-1964) : encontros e desencontros entre arte, educação e política
Resumo
Resumo: Esta pesquisa busca investigar e interpretar a dimensão educativa do Centro Popular de Cultura do Paraná, no período de 1959 a 1964. A efervescência ideológica, política e cultural dos anos 60 levou os intelectuais de esquerda a se colocarem como responsáveis pela defesa da nação e pela conscientização e educação política do povo, elegendo este como protagonista das mudanças sociais. Artistas, estudantes e militantes politicos estiveram à frente como organizadores e dirigentes de diferentes projetos político-culturais, que caracterizaram um rico e amplo movimento em âmbito nacional, voltado para a afirmação da cultura popular, como alternativa de mobilização do povo e de valorização da identidade nacional. Nesse contexto é que se desenvolveu o CPC do Paraná, como um movimento politico-cultural constituído pelo entrecruzamento entre a arte, a educação e a política, permeado pelos objetivos de educar e de mobilizar o povo politicamente. Esse dilema educar/mobilizar caracterizou a atuação dos intelectuais integrantes do CPC paranaense, que pelo teatro político e pela alfabetização popular, caracterizados como instrumentos de comunicação com o povo, buscaram encontrar formas de unificação de ambos os objetivos, constituindo assim o sentido da dimensão educativa desse projeto politico-cultural.
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