Caminhada para uma gestão democrática
Resumo
Resumo: O artigo aborda o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Custódio Netto em Telêmaco Borba, Paraná, na área de Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores de Educação Básica, tendo como fundamento o estudo teórico/prático em que se procurou: identificar as políticas de democratização da gestão escolar adotadas pela unidade escolar e as relações com a melhoria da qualidade de ensino no colégio; relatar a gestão democrática e sua implementação no âmbito da Educação Básica; analisar as concepções de gestão democrática nas perspectivas da autonomia, participação, tendo como meio de análise os Órgãos Colegiados já instituídos pela escola. Na metodologia da elaboração do material utilizou-se de entrevistas que abordaram o processo de gestão escolar democrática e de como esse conceito foi compreendido por professores, pais, alunos, funcionários, membros da comunidade, membros dos Órgãos Colegiados, sendo esses os sujeitos da pesquisa para fins de diagnóstico.Os depoimentos foram compilados num video onde, após reuniões encaminharam-se ações no cotidiano da escola para a efetivação do processo de democratização da gestão educacional, ressaltando-se assim as participações coletivas nas ações voltadas ao âmbito pedagógico, revelando também a importância da participação de todos no processo de gestão, ampliando a dimensão dos Órgãos Colegiados, sendo efetivada na participação através do Conselho de Classe Participativo. Dados do IDEB 2005-2007 comprovam que o quadro de aproveitamento do Colégio melhorou significativamente. Destacamos a participação e o envolvimento de todos os segmentos no processo pedagógico, com a atuação dos Órgãos Colegiados na tomada de decisões, o papel de mediador do diretor na efetivação do Projeto Pedagógico estabelecendo práticas democráticas na escola, como ações responsáveis pela melhoria da qualidade de ensino ofertada. Abstract: The article boards the work developed in the Professor Custódio Netto College in Telêmaco Borba, Paraná in the area of school management of the National Program of School of the directors taking as a basis the theorical/practical study in witch one tried to identify the politics of democratization of the school management adapted by the school unit and the relations with the improvement in the capacity of teaching in the College. To reported the democratic management and its implementation in the context of Basic Education. To analyses the conceptions of democratic management in the perspective of the autonomy,participation, and like way of analysis the Collegiate Organizations already set up by the school. ln the methodology of the realization of the material were used interviews that boarded the process of management of the school and how this concept has understood by teachers, parents, pupils, employees, members of thecommunity, members of Collegiate organizations being subjects of the inquire for aims of diagnosis. The inquires were compiled in a video where after the assemblies they headed actions in diary life of the school to the o accomplish the process of the democratization education management revealing the participationof the partnerships in the actions turned to the pedagogic extent emphasized like importance of the participation of all in the process of management enlarging dimension of the College Organization, being brought into effect in the participation through the Council of Class Participative. Dates of the IDEB 2005-2007 prove that College was improved significantly. We detached the participation and the involvement of all the segments in the pedagogic process, in the acting of the Collegiate Organization in talking decision the mediating role of the director acting in the direction of the Pedagogic Project and establishing practices in the school as responsible actions for the improvement of quality of teaching.
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- Gestão Escolar [99]