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dc.contributor.advisorAnjos, Nara Angela dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.creatorComilo, Maria Edi da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T17:52:13Z
dc.date.available2023-10-04T17:52:13Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74122
dc.descriptionOrientadora : Nara dos Anjospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo propõe socializar as experiências da Educação do Campo e formação continuada como uma prática cotidiana na Escola Rural Municipal Chico Mendes. Por trabalhar a educação campesina desde a sua origem atrelada a luta por Políticas Públicas nas escolas dos assentamentos e acampamentos. Por isso, acredita-se poder com a prática pedagógica, contribuir para o debate sobre a natureza da educação aqui discutida. No entanto, esse debate ainda não ocorre de modo igualitário em todas as escolas do campo. A negativa se deve, primeiramente pela necessidade de uma discussão ampla, na esfera das políticas educacionais e, depois, num percurso da luta construindo propostas de ocupação da escola e, por fim, com a formação da classe trabalhadora. Nesse contexto, a Educação do Campo precisa ser entendida como articulada aos movimentos sociais que encontram-se, historicamente, vinculados aos questionamentos feitos ao capitalismo, a propriedade privada e as ações que estão vinculadas ao neoliberalismo, por entender que tais conceitos agrupam uma série de medidas que desconsideram as realidades expressas de cada país, transpondo para o espaço escolar os ideais globalizantes, contribuindo para o apagamento das identidades de educando e educadores.. A intencionalidade da Articulação Nacional por uma Educação do Campol é assumir o projeto de educação no campesinato, buscando a emancipação da classe trabalhadora no espaço escolar, com vistas de atingir um projeto educacional amplo e transformador. Assim, retomando os ditos iniciais, utilizaremos as experiências da Escola Rural Chico Mendes atreladas aos pressupostos teóricos Paulo Freire e a pedagogia da libertação, para tentarmos mostrar que a construção histórica da pedagogia do Campo, em sua trajetória como tal, já reúne uma série de ações e reflexões dos trabalhadores ajudam a construir a identidade não apenas da escola campesina, mas também do sem terra. Sempre, para tanto, tendo no horizonte, as vivências, emoções, dores, místicas. E que desencadeiam no debate social para a uma proposta de um projeto popular para as escolas do campo no Brasil, buscando a democratização dos saberes cientificamente acumulados as longo da história.pt_BR
dc.format.extent[21f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectMovimentos sociais ruraispt_BR
dc.subjectPlanejamento político - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleEscola Chico Mendes : uma experiência pedagógica em construção e comprometida com a educação do campopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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