Educação ambiental e preservação do patrimônio : análise do projeto de trabalho "Caminhos das ferrovias, natureza e cultura" desenvolvido em uma escola pública do município de Curitiba/Pr
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Martins, Gabriela Loureiro, 1983-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A Educação Ambiental é fruto da luta dos movimentos sociais e ambientalistas, emergindo no campo educacional como uma resposta à problemática ambiental, configurando-se como uma opção de contracultura ao modelo hegemônico capitalista (TORALES, 2015). No que tange à inserção do campo na prática pedagógica, os projetos representam a alternativa predominante (LOUREIRO, 2006; TOZONI-REIS et al. 2013). Nesse cenário, pesquisas que analisam as perspectivas dos professores com relação ao desenvolvimento dessas propostas são escassas e necessárias para aprimorar e potencializar a Educação Ambiental (LISBÔA SOUZA, 2018). Essa lacuna, estimulou esta pesquisa, que tem como objetivo geral analisar o processo de elaboração e desenvolvimento do projeto "Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura", realizado por professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Curitiba – PR, para compreender suas contribuições ao campo da Educação Ambiental. O projeto de trabalho envolveu 10 professores dos componentes curriculares de Arte, Geografia, História e Inglês, e 298 estudantes secundaristas do ano letivo de 2019. A proposta se apoiou em estratégias pedagógicas multi e interdisciplinares. Tratou da interface entre a Educação Ambiental e a preservação do patrimônio cultural, mais especificamente em relação à preservação da memória ferroviária. A ação coletiva foi planejada e articulada a partir da aproximação entre a escola campo e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outras instituições apoiaram as ações do projeto, dentre elas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS/UFPR) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A abordagem metodológica foi qualitativa, baseada nos princípios da Pesquisa Participante (PP). A coleta de dados foi feita a partir do uso de dois instrumentos de aproximação ao campo empírico: a observação participante e a aplicação de questionários via Google Formulários. A análise dos dados foi realizada com base na utilização da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados demonstram, principalmente, que: o projeto supracitado emergiu de um planejamento participativo; os docentes com vaga fixa na escola campo foram os mais engajados com a proposta; os dados demonstram que a maioria dos docentes se envolveram com o projeto, o que denota um alto grau do comprometimento com as ações que foram realizadas ao longo do desenvolvimento da proposta; em uma avaliação geral, os professores destacaram majoritariamente as potencialidades relacionadas ao projeto; os componentes curriculares de Arte e Inglês foram os que tiveram maior dificuldade na inserção da dimensão ambiental em seus saberes/fazeres docentes. Nesse contexto, destaca-se a importância de que, na elaboração dos projetos escolares, pelo menos um dos professores possua conhecimentos teóricos e práticos em relação ao campo da Educação Ambiental, pois este poderá auxiliar na formação dos demais participantes. Objetiva-se com este estudo estimular futuras pesquisas e projetos na vertente da Educação Ambiental Patrimonial (EAP), na perspectiva de ambiente como Patrimônio, a qual representa uma tendência em expansão da Educação Ambiental. Abstract: Environmental Education is the result of the struggle of the social and environmental movements, emerging in the educational field as a response to the environmental issue, configuring itself as a counterculture option to the hegemonic capitalist model (TORALES, 2015). With regard to the insertion of the field in pedagogical practice, projects represent the predominant alternative (LOUREIRO, 2006; TOZONI-REIS et al. 2013). In this scenario, studies that analyze teachers' perspectives regarding the development of these proposals are scarce and necessary to improve and enhance Environmental Education (LISBÔA SOUZA, 2018). This gap stimulated this research, which aims to analyze the elaboration and development process of the "Pathways of Railways, Nature and Culture" project, carried out by high school teachers from a public school in Curitiba - PR, to understand their contributions to the field of Environmental Education. The work involved 10 education professionals (Arts, Geography, History and English teachers) and 298 high school students of the 2019 school year. The proposal was based on multi and interdisciplinary pedagogical strategies. It dealt with the interface between Environmental Education and the cultural heritage preservation, more specifically in relation to the railway memory preservation. The collective action was planned and articulated from the approximation between the field school and the "Universidade Federal do Paraná" (UFPR). Other institutions supported the project's actions, including the "Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional" (IPHAN); the "Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade" (GPEACS/UFPR) and the "Associação Brasileira de Preservação Ferroviária" (ABPF). The methodological approach was qualitative, based on the Participant Research (PP) principles. Data collection was carried out using two approach instruments to the empirical field: the participant observation and the application of Google Forms surveys. Data analysis was performed based on the Content Analysis (BARDIN, 1977). The results show, mainly, that: the aforementioned project emerged from a participatory planning; teachers with a fixed vacancy at the field school were the most engaged with the proposal; the data show that most teachers were involved with the project, which denotes a high degree of commitment to the actions that were carried out throughout the proposal development; in general, teachers mostly highlighted the potentialities related to the project; Arts and English were the subjects that had the greatest difficulty in inserting the environmental dimension in their teaching knowledge/tasks. In the context of school projects elaboration, it is important that at least one of the teachers have a theoretical and practical knowledge in the field of Environmental Education, since this can help in the other participants' qualification. The aim of this study is to stimulate future researches and projects in the field of Heritage Environmental Education (HEE), from the perspective of the environment as patrimony, which represents a trend in expansion of the Environmental Education.
Collections
- Dissertações [945]