Revelando o Museu Victor Meirelles rumo a descoberta do seu potencial pedagógico e a educação em artes visuais em Florianópolis
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como principal meta iniciar as reflexões em tomo do potencial pedagógico do Museu Victor Meirelles e do seu acervo rumo à democratização cultural e artística e à educação em artes visuais em Florianópolis. Os problemas que envolvem a utilização dos acervos artísticos na educação, vão desde a falta de propostas pedagógicas atualizadas até a formação deficiente dos educadores encarregados da complexa tarefa de educar o público escolar para a compreensão das artes visuais. Essas questões são aqui consideradas na tentativa de levantar reflexões, numa época em que, devido às mudanças metodológicas no ensino da arte, vemos a crescente utilização dos acervos artísticos como objeto de estudos na educação formal. Para aproximar as discussões do contexto em que se insere a presente investigação, foi escolhido para este estudo o Museu Victor Meirelles, cujo acervo de 63 obras de arte, história e importância do artista são praticamente ignorados pela comunidade local. Victor Meirelles de Lima, considerado o maior pintor brasileiro do século XIX, nasceu em Desterro, atual Florianópolis, a 18 de agosto de 1832. A casa onde nasceu foi transformada no museu que leva seu nome, em 1952, tendo passado por décadas ao descaso. Desde 1994, o museu vem passando por significativo processo de revitalização em que são incluídos programas educativos com escolares locais. Com a intenção de diminuir o distanciamento entre o público e esse museu e para que os escolares possam ter melhor acesso ao seu potencial pedagógico, são revelados nessa pesquisa: a composição do seu acervo, os aspectos relevantes de sua história e os programas educativos que desenvolve. Por fim, são feitas sugestões para tomar esse museu num significativo local de pesquisa de arte, e de como utilizar o museu e o seu acervo, estabelecendo relações com a cidade onde se insere, de modo a trazer a arte mais perto do cotidiano dos escolares de Florianópolis. Abstract: The chief objective of this study is reflect on the educational potential of the "Museu Victor Meirelles" and its collection, in terms of cultural and artistic democratization and visual art education in Florianópolis. The problems involving the utilization of art collections in education goes from the lack of up-to-date teaching proposals to the deficient background of educators faced with the complex task of educating the school public to understand the visual arts. These issues are considered here in an attempt to stimulate reflection at a time when, due to methodological changes in the teaching of art, we see the increasing use of art collections as objects of study in formal education. In order to bring the discussions on this subject into the local context, the Victor Meirelles Museum was chosen, which, although it contains a collection of 63 works of art, the history and importance of the artist are hardly known to the local community. Victor Meirelles de Lima, considered the greatest Brazilian painter of the nineteenth century, was bom in Desterro, now known as Florianópolis, on August 18, 1832. The house where he was bom was transformed into the museum that bears his name in 1952, and since then has been neglected for decades. Since 1994, the museum has been undergoing a significant revitalization process, which includes educational programs with local school children. In order to bring the public closer to this museum, and to provide students with a better access to the its pedagogic potential, our research shows the composition of the collection, the relevant aspects of its history and the educational programs it develops. Finally, suggestions are made for making the museum a significant place for art research, and for ways of utilizating the museum and its collection, relating it to the city where it is situated, so as to bring art nearer to the daily life of school children in Florianópolis.
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