Atribuição do programador que atua em agências de desenvolvimento de Recursos Humanos para a educação
Resumo
Resumo: A falta de nitidez na delimitação das ações básicas do Programador que atua em agências de desenvolvimento de recursos humanos, que dificulta conseqüentemente a operacionalização das atividades básicas do processo de treinamento, deu origem a esta pesquisa. Os estudos teóricos sobre programação, voltados mais para o campo empresarial e inexistentes nos estudos voltados para a Educação, auxiliaram na descrição dos elementos que constituíram o instrumento da pesquisa, composto de operações e tarefas aplicáveis no trabalho do Programador. A amostragem constituiu-se das informações fornecidas por 24 (vinte e quatro) técnicos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná com experiência em programação de treinamento. O tratamento estatístico efetuado consistiu na aplicação do teste de qui-quadrado ( X² ) e possibilitou concluir que o Programador possui efetivamente 13 (treze) operações e 53 (cinqüenta e três) tarefas básicas, que por sua vez encontram-se vinculadas ao campo de ação do pós-graduado em Currículo. Com base nos resultados obtidos, sugeriu-se a continuidade de estudos e ações específicas de treinamento do Programador que atua em agências de desenvolvimento de recursos humanos para a Educação. Abstract: The lack of clarity in delimiting the basic functions of the educational programmer who works in agencies that train human resources and the consequent difficulties involved in operacionalizing his basic activities during the process of training, gave rise to this study. Theoretical studies on programming, oriented more towards the empresarial field because of the lack of specific studies oriented towards education, contributed to the contents of the research instrument, which was composed of operations and applicable tasks related to the programmer. The sampling procedure was based on information provided by 24 (twenty-four) technicians of the State Secretariate of Education of Parana, all of whom had experience in planning in service training courses. The statistical treatment was based on the application of the qui-square ( x2 ) formula and resulted in the validation of 13 (thirteen) operations and 53 (fifty.three) basic tasks that in turn can be related to a postgraduate program in Curriculum. Based upon the results of the study, it is suggested that there be continuity in studies and specific actions concerning the training of the programmer who works in agencies that train human resources for education. Resumé: Le manque de précisions dans la définition des actions fondamentales du responsable des programmes dans les institutions pour le perfectionnement du personnel et qui rend difficile par conséquence l'exécution des activités fondamentales du processus de perfectionnement est à l'origine de cette recherche. Les études théoriques sur l'organisation des programmes, orientées plutôt pour les entreprises, l'inexistence d'é tudes spécifiques propres à l'éducation, ont amené à établir la description des éléments qui constituèrent l'instrument de la recherche, composé d'opérations et de tâches aplicables dans le travail du responsable des programmes de perfectionnement du personnel. L 'échantillonage est constitué par les informations fournis par 24 (vingt-quatre) téchniciens du Sécretariat d'E tat à l'Education du Parana ayant une expérience dans l'établissement des programmes de perfectionnement. Le traitement statistique effectué consista en l'application du test de qui-carrë ( x2 ) et permit de conclure que le responsable des programmes dispose effectivement de 13 (treize) opérations et de 53 (cinquante-trois) tâches fon damentales, lesquelles sont du domaine du docteur es Curricu lum. Sur la base des résultats obtenus, on peut suggérer de continuer les études dans ce domaine et d'appliquer les résultats de cette recherche au perfectionnement du responsa ble des programmes dans les institutions pour le perfectionnement du personnel d'Education.
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