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dc.contributor.advisorGasparotto, Guilherme da Silva, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Camila Lopes, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T14:31:00Z
dc.date.available2022-02-21T14:31:00Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73489
dc.descriptionOrientador: Guilherme da Silva Gasparottopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/11/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 48-55pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do estudo foi verificar a relação da prática de dança com o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática entre estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental dos participantes da oficina de dança do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno de Balneário Camboriú/SC. A pesquisa foi dividida em duas partes, sendo uma de revisão bibliográfica que se propôs a verificar o estado da arte de publicações em artigos que versaram sobre a associação da dança com o desempenho escolar de estudantes. A outra etapa da pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo de campo com estudantes participantes e não participantes de projeto escolar de dança. O desempenho escolar foi medido por meio das notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática, por se tratar de estudantes de 1º ao 4º anos, sendo estas disciplinas a base de leitura, escrita e raciocínio lógico. A coleta de dados se deu de forma retrospectiva, por meio de documentos de registro dos estudantes, da secretaria da escola e virtualmente. Assim, foi necessário acessar os dados existentes no sistema, no que se refere ao desempenho escolar, por meio das notas do ano letivo de 2019 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A amostra foi composta por 444 estudantes e resultados importantes foram constatados por meio deste estudo, como a comparação do desempenho escolar entre participantes e não participantes do projeto de dança, a análise de correlação entre a participação em projetos com o desempenho escolar: 13,1% participaram do projeto de dança, 68,4% vivem com ambos os genitores, 4,3% recebem o bolsa família, e 4,7% são estrangeiras. A comparação da média do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática entre participantes e não participantes do projeto foi 82,6 ± 11,2 em Língua Portuguesa e 83,3 ± 12,4 em Matemática para as participantes do projeto, e 77,1 ±12,6 em Língua Portuguesa e 79,2 ±13,4 em Matemática para as não participantes do projeto. O modelo de regressão linear constituído pelos fatores: participação no projeto de dança, idade, responsável com quem vive, recebimento de Bolsa Família e nacionalidade foi significativamente preditor do desempenho em Língua Portuguesa com os seguintes parâmetros: R = 0,25; R2 = 0,063; p<0,05. O modelo de regressão constituído pelos fatores: participação no projeto de dança, idade, responsável com quem vive, recebimento de Bolsa Família e nacionalidade foi significativamente preditor do desempenho em Matemática com os seguintes parâmetros: R = 0,21; R2 = 0,042; p<0,05. A prática da dança dentro da escola parece ser promissora no auxílio ao desenvolvimento escolar. Com os resultados, a intenção não é impor um método, mas sugerir programas, orientações curriculares e práticas diversas tendo em sua base os achados mais robustos das pesquisas científicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of the study was to verify the relationship between dance practice and school performance in Portuguese and Mathematics among students from the early years of elementary school participating in the dance workshop at the Educational Center for Assistance in the Contraturno of Balneário Camboriú. The research was divided into two parts, one being a bibliographic review that aimed to verify the state of the art of publications on articles that dealt with the association of dance with students' school performance. The other stage of the research was developed from a field study with participating and non-participating students in a school dance project. School performance was measured through grades obtained in Portuguese and Mathematics, as they are students from 1st to 4th grades, these subjects being the basis of reading, writing and logical reasoning. Data collection took place retrospectively, through student registration documents, the school secretariat and virtually. Thus, it was necessary to access the data existing in the system, with regard to school performance, in the grades of the 2019 academic year in the subjects of Portuguese Language and Mathematics. The sample consisted of 444 students and important results were found through this study, such as the comparison of school performance between participants and non-participants of the dance project, the correlation analysis between participation in projects with school performance: 13.1 % are participants in the dance project, 68.4% live with both parents, 4.3% receive the Bolsa Família, and 4.7% are foreigners. The comparison of the average school performance in Portuguese Language and Mathematics between participants and non-participants in the project was 82.6 ± 11.2 in Portuguese and 83.3 ± 12.4 in Mathematics for the participants of the project, and 77.1 ± 12.6 in Portuguese and 79.2 ± 13.4 in Mathematics for non-project participants. The linear regression model constituted by the factors: participation in the dance project, age, responsible person with whom they live, receiving Bolsa Família and nationality was a significant predictor of performance in Portuguese with the following parameters: R = 0.25; R2 = 0.063; p<0.05. The regression model constituted by the factors: participation in the dance project, age, responsible person with whom they live, receiving Bolsa Família and nationality was a significant predictor of performance in Mathematics with the following parameters: R = 0.21; R2 = 0.042; p<0.05. The practice of dance within the school seems to be promising in aiding school development. With the results, the intention is not to impose a method, but to suggest programs, curricular guidelines and diverse practices that are always based on the most robust findings of scientific research.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (62 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstudantes - Aprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectDesempenho nas criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAssociação da prática de dança com o desempenho escolar de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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