Percepções de adolescentes sobre o engajamento acadêmico e a qualidade da relação com professores
Resumo
Resumo: O papel da escola não pode se restringir apenas ao ensino de disciplinas curriculares, mas deve proporcionar também o cuidado com as relações que ocorrem nesse espaço. Pesquisas têm evidenciado que as relações entre professores e estudantes baseadas em respeito, atenção e acolhimento resultam em maior engajamento e rendimento escolar, entretanto, quando no ambiente educacional há predominância de conflitos, estes podem ser um fator a ser considerado como barreira para o engajamento dos estudantes. A aprendizagem dos estudantes está conectada às relações que vivenciam em diferentes contextos, entre eles, a escola. É necessário examinar como a relação professores-estudantes pode estar associada a aspectos do engajamento acadêmico em etapas como o ensino médio. Sendo assim, este estudo teve como objetivo principal examinar a associação entre a qualidade da relação professores-estudantes para com o engajamento acadêmico a partir da percepção de adolescentes matriculados no ensino médio. No presente estudo, o engajamento acadêmico é abordado a partir de uma perspectiva multifatorial, contemplando fatores cognitivos, emocionais e comportamentais, avaliados em sua possível interação com a qualidade dos relacionamentos do adolescente com seus professores. Foi hipotetizado que a qualidade da relação professores-estudantes está positivamente associada ao engajamento acadêmico em aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais. Além disso, foram examinadas diferenças relacionadas a gênero e raça-cor na qualidade da relação professores-estudantes e engajamento acadêmico. Para atingir esse objetivo foram utilizadas a Escala de Engajamento Acadêmico (DEA) e a Escala Delaware de Clima Escolar (ECS) que são instrumentos de autorrelato que avaliam o clima escolar e o engajamento acadêmico. Participaram do estudo 9.910 estudantes matriculados entre o primeiro e o terceiro ano do ensino médio em 122 escolas públicas de 48 cidades do estado do Paraná. Foram observadas diferenças significativas quanto ao gênero e raça-cor no que diz respeito à interação professoresestudantes e nas dimensões do engajamento acadêmico. A comparação das médias de engajamento entre grupos de gênero sugere que participantes do gênero feminino apresentam maior engajamento acadêmico, porém, parte dos dados aponta para médias maiores entre participantes do gênero masculino quanto à dimensão emocional do engajamento acadêmico. Em relação às diferenças nos fatores estudados quanto à raça-cor dos participantes, os estudantes que se declararam pretos, pardos ou indígenas apresentaram médias de engajamento e qualidade da relação professores-estudantes menores quando comparados aos estudantes autodeclarados brancos ou amarelos. Os resultados demonstram que a uma boa interação professores-estudantes está associada às três dimensões do engajamento acadêmico avaliadas no estudo, ou seja, ao engajamento cognitivo, emocional e comportamental. De modo geral, as análises de regressão sugerem que diversos aspectos da relação professoresestudantes foram preditores do engajamento acadêmico dos estudantes. Diante dos resultados apresentados nesta pesquisa, fica apoiada a relevância da compreensão do contexto relacional entre professores e estudantes, que pode favorecer ou não o engajamento escolar de educandos adolescentes. Abstract: The school's role cannot be restricted to teaching curricular subjects, but it must also care for the relationships that are built in this space. Research has shown that relationships between teachers and students based on respect, attention and acceptance result in greater engagement and school performance. However, when there is a predominance of conflicts in the educational environment, these can be considered a barrier to the student's engagement. Student learning is connected to the relationships they experience in different contexts, including the school. It is necessary to examine how the teacher-student relationship can be associated with aspects of academic engagement in stages such as high school. Therefore, this study aims primarily to examine the association between the quality of the teacherstudent relationship and academic engagement based on the perception of adolescents in high school. Academic engagement is approached from a multifactorial perspective, considering cognitive, emotional and behavioral factors, which are evaluated in their possible interaction with the quality of the adolescents' relationships with their teachers. It was hypothesized that a good teacher-student relationship is positively associated with academic engagement in cognitive, emotional and behavioral aspects. Furthermore, differences related to gender and race in the quality of the teacher-student relationship and academic engagement were examined. To achieve this objective, the Academic Engagement Scale (DEA) and the Delaware School Climate (ECS) Scale were used. These are self-applicable instruments that assess school climate and academic engagement. A total of 9,910 students enrolled between the first and third year of high school in 122 public schools in 48 cities in the state of Paraná participated in this study. Significant differences were observed regarding gender and race with regard to teacher-student interaction and in the rates of academic engagement. The comparison of engagement averages between gender groups suggests that female participants have greater academic engagement. However, there is evidence of a higher average among male participants regarding the emotional dimension of academic engagement. As for race, students who declared themselves black, brown or indigenous had lower engagement averages and quality of the teacher-student relationship when compared to self-declared white or yellow students. The results presented in this research demonstrate that a good teacher-student interaction is associated to the three dimensions of academic engagement evaluated in the study, that is, to the cognitive, emotional and behavioral engagement of high school students. Generally, the regression analyses suggests that several aspects in the teacher-student relationship were predictive of student academic engagement. The results presented in this research support the relevance of understanding the context of the relationships between teachers and students, which may or may not favor the school engagement of adolescent students.
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