Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Célia Arns de, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorGiacomassi, Priscila Célia, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Gabriel, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-14T16:39:16Z
dc.date.available2022-02-14T16:39:16Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73364
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dr.ª Célia Maria Arns de Mirandapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Gabriel Augusto Coelho Magalhãespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências p.338-353pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A análise dos livros Inocência (1872) e A Retirada da Laguna (1871) do Visconde de Taunay revela uma interessante articulação com outras mídias, principalmente a pintura. A influência de sua família, cuja história no Brasil começa com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816, indelevelmente marca os textos conferindo-lhes nuanças picturais. Por outro lado, muito pode ser "lido" a partir das telas de seu avô, Nicolas, do pai, Félix e do tio, Adrien Taunay. O inevitável estranhamento do olhar estrangeiro dirigido a uma terra e a um povo marcados por profundos contrastes oportunizou que sua caracterização assumisse configurações muito particulares, obviamente marcadas pelo filtro europeu. Dessa forma, para além das questões estéticas, a contribuição dos Taunay cumpre um tipo de agenda de contornos políticos devido às circunstâncias históricas e culturais do país no século XIX. Esta pesquisa busca, portanto, explorar o diálogo entre literatura e pintura na produção artística da família Taunay em suas viagens ao/pelo Brasil do Oitocentos, destacando a importância de tais registros literários e picturais enquanto elementos constitutivos da identidade nacional brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The analysis of the books Inocência (1872) and A Retirada da Laguna (1871) by Visconde de Taunay reveals an interesting articulation with other media, mainly painting. The influence of his family, whose history in Brazil begins with the arrival of the French Artistic Mission in 1816, indelibly marks the texts, giving them pictorial nuances. On the other hand, a lot can be "read" from the canvases of his grandfather, Nicolas, father, Félix and uncle, Adrien Taunay. The inevitable strangeness of the foreign gaze directed at a land and a people marked by deep contrasts allowed their characterization to assume very particular configurations, obviously marked by the European filter. Thus, in addition to aesthetic issues, the contribution of the Taunays takes on political contours due to the historical and cultural circumstances of the country in the 19th century. This research seeks, therefore, to explore the dialogue between literature and painting in the artistic production of the Taunay family in their travels to/through Brazil in the 1800s, highlighting the importance of such literary and pictorial records as constitutive elements of the Brazilian national identity.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 353 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPintura - História - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.titlePenas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacionalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples