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    Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional

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    R - T - PRISCILA CELIA GIACOMASSI.pdf (10.95Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Giacomassi, Priscila Célia, 1970-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A análise dos livros Inocência (1872) e A Retirada da Laguna (1871) do Visconde de Taunay revela uma interessante articulação com outras mídias, principalmente a pintura. A influência de sua família, cuja história no Brasil começa com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816, indelevelmente marca os textos conferindo-lhes nuanças picturais. Por outro lado, muito pode ser "lido" a partir das telas de seu avô, Nicolas, do pai, Félix e do tio, Adrien Taunay. O inevitável estranhamento do olhar estrangeiro dirigido a uma terra e a um povo marcados por profundos contrastes oportunizou que sua caracterização assumisse configurações muito particulares, obviamente marcadas pelo filtro europeu. Dessa forma, para além das questões estéticas, a contribuição dos Taunay cumpre um tipo de agenda de contornos políticos devido às circunstâncias históricas e culturais do país no século XIX. Esta pesquisa busca, portanto, explorar o diálogo entre literatura e pintura na produção artística da família Taunay em suas viagens ao/pelo Brasil do Oitocentos, destacando a importância de tais registros literários e picturais enquanto elementos constitutivos da identidade nacional brasileira.
     
    Abstract: The analysis of the books Inocência (1872) and A Retirada da Laguna (1871) by Visconde de Taunay reveals an interesting articulation with other media, mainly painting. The influence of his family, whose history in Brazil begins with the arrival of the French Artistic Mission in 1816, indelibly marks the texts, giving them pictorial nuances. On the other hand, a lot can be "read" from the canvases of his grandfather, Nicolas, father, Félix and uncle, Adrien Taunay. The inevitable strangeness of the foreign gaze directed at a land and a people marked by deep contrasts allowed their characterization to assume very particular configurations, obviously marked by the European filter. Thus, in addition to aesthetic issues, the contribution of the Taunays takes on political contours due to the historical and cultural circumstances of the country in the 19th century. This research seeks, therefore, to explore the dialogue between literature and painting in the artistic production of the Taunay family in their travels to/through Brazil in the 1800s, highlighting the importance of such literary and pictorial records as constitutive elements of the Brazilian national identity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73364
    Collections
    • Teses [230]

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