Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula França Carneiro dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T13:37:42Z
dc.date.available2022-02-03T13:37:42Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72701
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 14/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 254-263pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir do final da década de 1980 um circuito de prêmios, salões e bienais de design forma-se no eixo Rio-São Paulo. Um dos eventos mais antigos desse circuito é o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (PD MCB). As mostras promovidas desde 1986 configuram território de produção de sentidos socialmente compartilhados e disputados, entre o local e o global, entre o estatal e o privado, entre arquitetura, design e demais expressões da cultura material. O objeto de estudo deste trabalho corresponde à exposição do 32º PD MCB, em cartaz entre novembro de 2018 e janeiro de 2019. A abordagem crítica aqui desenvolvida interpela o discurso institucional e acadêmico, explicitando contradições, ambivalências e ambiguidades envolvidas. Em consonância com a Teoria e História do Design, a História das Exposições de Arte, Museologia, os Estudos da Cultura Material e Análise de Discurso, investiga como a expografia em questão mobiliza aspectos estruturais de narrativas históricas e abordagens teóricas. A expografia é densamente descrita, considerando-se as categorias e as hierarquias estabelecidas pelo prêmio, os recursos textuais e a apresentação efetiva dos produtos laureados. Fontes iconográficas e registros sobre a reação de visitantes espontâneos em diário de campo são analisados em vista de publicações institucionais, de entrevistas com designers e jurados, de fontes digitais de âmbito comercial. Por meio de comparação com modos de mostrar design para além do ambiente museal, as estratégias expográficas da mostra do 32º PD MCB são delimitadas, apontando para a pretensão de consensos entre o escopo de narrativas tradicionais e os argumentos de cunho antropológico, centrais para vertentes históricas contemporâneas. O design à mostra na 32ª edição do evento, portanto, situa-se entre a revogação e a manutenção, de maneira a alinhar-se a novas pautas sem descaracterizar certo enquadramento legitimador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Starting in the late 1080s, a circuit of design awards, shows and biennials was established on the route between Rio de Janeiro and São Paulo. One of the oldest events within that circuit is the Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (PD MCB). Ever since 1986, the festival constitutes the production field of contentious and socially shared senses, between local and global, public and private, and among architecture, design and further material culture expressions. The subject of this research is the 32nd edition of the PD MCB exhibition, opened from November 2018 to January 2019. The following critical approach queries the academic and institutional discourse, bringing forth contradictions, ambivalences and ambiguities involved in those. In line with design theory, design history, the history of art exhibitions, museology, material culture studies and discourse analysis, this work examines how the exhibition design in question incites structural aspects of historic narratives and theoretical perspectives. Reported at length, the exhibition design takes into account the award's multiple categories and hierarchies, as well as sentence resources and the honored product's actual display. Iconographic sources and records of spontaneous visitors' reactions registered in a field diary were analyzed alongside institutional publications and interviews with designers and judges, from digital sources within a commercial scope. The exhibition design strategies of the 32nd PD MCB are established by means of comparing ways of showcasing design beyond the museum environment, aiming at finding middle ground between the scope of traditional narratives and arguments of anthropologic nature, which are central to contemporary historical strands. Therefore, the design showcased at the event's 32nd edition finds itself in between revoking and sustaining, thus aligning with new agendas while maintaining a certain degree of legitimizing framework.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (263 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesign - Históriapt_BR
dc.subjectDesigners - Brasil - Prêmiospt_BR
dc.subjectExposiçõespt_BR
dc.subjectPrêmio Design Museu da Casa Brasileirapt_BR
dc.titleDesign à mostra : uma abordagem crítica a partir da exposição do 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018-2019)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples