Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorCoden, Quelen Silveira, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T18:18:36Z
dc.date.available2021-11-29T18:18:36Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72388
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 95-105pt_BR
dc.description.abstractResumo: Investigam-se as possibilidades de uma Sala de Recursos Multifuncionais de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e a organização de conteúdos a alunos com deficiência visual visando à apropriação de conhecimentos dos conteúdos das disciplinas das áreas de Ciências da Natureza. Participaram da investigação alunos com deficiência visual e alguns de seus professores, que concederam entrevistas abordando aspectos do processo de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza. Utilizando-se da metodologia de Análise Textual Discursiva, as informações disponibilizadas foram analisadas sob cinco categorias: conceito de deficiência e inclusão escolar, formação inicial e continuada, material didático, atividades avaliativas e processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que reconhecer as especificidades do aluno cego e estabelecer uma empatia professoraluno favorece a escolha de recursos e metodologias que possibilitam atender o que é comum e o que é específico entre os estudantes, favorecendo o processo de inclusão de alunos cegos no Ensino Regular. Os professores relataram a inexistência ou carência, na sua formação inicial e continuada, de conhecimentos que lhes auxiliassem no desenvolvimento de atividades inclusivas, o que ocorreu, em geral, depois de já estarem em contato com o aluno com deficiência. Tanto alunos quanto professores atribuem um papel significativo às atividades desenvolvidas na Sala de Recursos: para os professores elas são motivadoras na busca de formação continuada; para os alunos, facilitadoras do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It investigates the possibilities of a Multifunctional Resource Room to enhance the teaching-learning process and the organization of contents for students with visual impairment, aiming at appropriating knowledge of the contents of subjects in the areas of Natural Sciences. Visually impaired students and some of their teachers participated in the investigation, who gave interviews addressing aspects of the teaching-learning process of Nature Sciences. Using the Discursive Textual Analysis methodology, the information provided was analyzed under five categories: concept of disability and school inclusion, initial and continuing education, teaching material, evaluation activities and the teaching-learning process. The results showed that recognizing the blind student's specificities and establishing a teacher-student empathy favors the choice of resources and methodologies that make it possible to meet what is common and what is specific among students, favoring the process of inclusion of blind students in education Regular. Teachers reported the lack or lack, in their initial and continuing education, of knowledge that would help them to develop inclusive activities, which generally occurred after being in contact with students with disabilities. Both students and teachers attribute a significant role to the activities developed in the Resource Room: for teachers they are motivating in the search for continuing education; for students, facilitators of the learning process.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (131 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiente visual - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNatureza - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professorespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples